Devocionário 9 - Modos certos e errados de jejuar

Campanha de 40 Dias 
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 9: Segunda-feira, 9 de Maio de 2011


Modos errados de jejuar

"Quando jejuares, não vos mostreis contristados como os hipócritas." (Mateus 6.16-18)

Para cada coisa que formosts fazer, existe a maneira certa, tanto ao orar, prestar o nosso culto a Deus, exercer os dons do Espírito Santo, bem como existe a maneira certa para jejuar.

Em secreto. O método de jejuar é de tal importância que o próprio Jesus chamou a atenção para o mesmo. Em Mateus 6.16-18, Jesus recriminou a atitude dos fariseus, porque eles gostavam de aparecer diante do povo para jejuar e assim receber honras humana. A intenção aqui, era demonstrar uma espiritualidade superior das demais pessoas. O ensino do Mestre é, "...Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto".
Dos que exaltaram o seu jejum está o fariseu mencionado em Lucas 18. Este legalista orgulhoso desdenhou do publicano penitente, o qual confessava seus pecados, enquanto gabava-se dos seus feitos, inclusive o de jejuar duas vezes por semana, Lucas 18.12-14.

Por competição, Isaias 58.4,5. O jejum tem por propósito de dirigir o homem do natural para o espiritual. Serve para estimular as faculdades espirituais daqueles que buscam a Deus. O objectivo do jejum deve ser estabelecido antes de iniciá-lo. Em todos os casos o motivo deverá ser para esvaziarmos a nós mesmos para que Cristo cresça em nós.

Motivos egoístas, Jeremias 14.11,12. Uma escassez tomou a terra de Judá, a nação enfraquecia por causa da seca. O povo muito abatido, pois  nenhuma chuva havia caído. Mesmo com suas campanhas de oração e jejum para que a seca terminasse, porém não se arrependiam das suas maldades. Com o declínio do rei, o povo parecia pensar em Deus apenas como uma conveniência, o qual viria de encontro com as suas necessidades, quando se dignassem a pedir ajuda. Deus então disse ao profeta Jeremias, que de nada adiantaria orar por estas pessoas. Existe um momento que pode ser tarde demais para orar e jejuar.

Para concluir, queremos compartilhar que, jejuar é a chave mestra pela qual o impossível torna-se possível, conforme estamos a pregar nestes 40 dias de nossa campanha. Porém, humildade, arrependimento (2Crônicas 7.14) e sinceridade de coração são a chave para o jejum reconhecido por Deus.

Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contactos: (00351) 210157617; 960111385 


2 comentários: