Devocionário 11 - Jejum no Antigo Testamento: Elias no Horebe

Campanha 40 dias
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 12
Quinta-feira, 12 de Maio de 2011

Jejum no Antigo Testamento
Elias no Horebe

Vamos nesta oportunidade, falar do profeta Elias, que foi uma dos maiores personalidades da Bíblia. Israel encontrava-se num período de grande apostasia. Este profeta é protagonista do grande desafio aos falsos profetas de Baal, nesta ocasião invocou fogo dos céus sobre os sacrifícios que, diante de tamanho sinal da parte de Deus, o povo voltou a clamar que só o Senhor é Deus. Também a seguir tais sinais, à oração deste homem de Deus, cai do céu uma torrente de aguas, acabando assim com três anos de seca.

Contudo, Elias perdeu a coragem em momentos críticos. A invés de encarar as ameaças de Jezabel, a patrocinadora dos cultos a Baal, ele optou por fugir. Deitou-se em baixo de uma árvore e desejou a morte. A esta oração, Deus não respondeu, ele tinha outros planos para o profeta. O profeta, não morreria, seria levado para o céu em carruagem de anjos. Antes que isto viesse a acontecer, Elias passaria por uma experiência de quarenta dias sem comida, iria jejuar, assim como Moisés, e, no futuro, Jesus.

Deus decide prepara-lo, não poderia no impulso, algumas pessoas jejuam por tudo e por nada. Por nada mesmo, pois não se vêem resultados. Aqui, bem como no caso de Moisés, e ainda no de Jesus, foi algo preparado por Deus. Jesus foi levado pelo Espírito (Lucas 4.1). Elias, antes de começar o seu jejum, comeu um alimento do céu (1Reis 19.6,7). E foi com a força deste alimento que ele foi sustentado durante aqueles quarenta dias pelo deserto, a caminho do Monte Horebe, o Monte de Deus, (1Reis 19.8).

Ao chegar no Monte Horebe, durante sua caminhada em jejum, Elias pode testemunhar vários acontecimentos maravilhosos, por fim, ouviu a voz suave de Deus, e uma nova unção. Assim com esta nova unção, Elias estava preparado para uma nova jornada. Uma jornada na qual veio a enfrentar seus medos, as ameaças por parte da Rainha Jezabel. Voltou imediatamente à Israel, e ali, ungiu a Elizeu, seu sucessor (1Reis 19.16,19). Anunciou o julgamento sobre o Rei Acabe e Jezabel, pela morte de Nabote (1Reis 21).

O jejum veio a revolucionar a vida deste profeta que já estava desanimado com tantas injustiças. Nesta altura, os mensageiros do rei vieram ao seu encontro para pegá-lo, ele disse: " Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e consome-te, a ti e seus cinquenta. Então fogo de Deus desceu do céu (2Reis 1.12). Jejuar fez-lhe vitorioso. Deus seja louvado.


Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contactos: (00351) 210157617; 960111385

1 comentário:

  1. Obrigada pela aprendizagem Pr Gilvan, através destes textos maravilhosos maior é o meu crescimento espiritual e mais cuidada e preparada estou para com o meu Deus.

    São grandes os benefícios do jejum e da oração...
    - Aumenta-me o poder do nosso testemunho e das orações.
    - Rompe-me com as vicissitudes da carne.
    - Renova-me o espírito de humildade, submissão e comprometimento com Deus.
    - Estimula-me a obediência e o fervor espiritual.
    - Abre-me as portas para que Deus estabeleça em nós o Seu grande propósito e a Sua soberana vontade...
    Aleluia!!

    ResponderEliminar