Devocionário 11 - Jejum no Antigo Testamento: A vitória do rei Josafá

Campanha 40 dias
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 11
Quarta-feira, 11 de Maio de 2011


Jejum no Antigo Testamento:
A vitória de Josafá

Josafá era um rei de Deus. Ele amava o Senhor de todo o coração; no entanto, ele tinha uma fraqueza, e esta era a tendência de fazer aliança com ímpios. Isto mais de uma vez o colocou em sérios apuros. Mas foi quando uma forte aliança entre nações se virou contra ele que se deparou com a maior crise de sua vida.

A má notícia chegou aos seus ouvidos de repente. Mensageiros vieram e disseram-lhe que o inimigo estava às portas. Moabe e Amom, avançavam contra Israel e rapidamente com um número grande de homens. Josafá constatou que estava só, e as probabilidades estavam contra si. Mesmo com a situação a parecer estar sem saída, o rei virou-se para Deus em jejum e oração, conforme 2Crônicas 20.3,4. A situação era urgente, era preciso uma solução também urgente. Podemos ver aqui que, a oração e jejum, tornou-se o meio para dizer a Deus que não havia hipótese para esperar, tinha ser mesmo aquela hora.

É notável que Josafá não só jejuou, como também conclamou toda a terra a jejuar, um jejum colectivo, como estamos a fazer em conjunto aqui na IECP. O povo aglomerou-se em Jerusalém para juntar-se ao rei em jejum e oração nacional. A sua petição, encontra-se em 2Crônicas 20.6-13. Nesta oração Josafá pede a Deus que atente para a aliança feita com Moisés e Abraão, isto porque Cristo ainda não havia vindo à terra, mas nós, não iremos fazer menção à aliança feita à Moisés e Abraão, mas sim, à aliança que é ainda maior, a aliança feita por meio de Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo. Ele admitiu a sua própria fraqueza face ao inimigo, e que sua única esperança estava em Deus. Um profeta foi enviado a ele, e disse “... Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.” 2Crônicas 20 15,17.

Este profeta deu as instruções certas. O povo deveria crer e manter-se firme. O texto bíblico diz que deveriam apenas cantar louvores ao Senhor. Então quando eles começaram a cantar ao Senhor, houve uma grande confusão no meio dos seus inimigos, começaram a revoltar-se uns contra os outros, até que não restou nem um homem. Deste modo foram salvos do seu inimigo, pela oração e jejum. Quero ressaltar aqui a importância do louvor a Deus como uma arma de guerra. Quando estiveres a cantar, quer seja na igreja, ou em casa, no carro, sinta a presença de Deus, deixe que esta presença flua através de si, saiba que quando estas a louvar cadeias estarão a cair, curas estarão a acontecer, problemas estarão a ser resolvidos, que o demónio estará a colocar-se em retirada da sua vida, em nome de Jesus. Comece a louvar agora mesmo, não deixes para depois.

Quero desafiá-lo agora a tomar a Bíblia Sagrada em suas mãos, leia alguns trechos, comece a cantar hinos de adoração a Deus, convide alguém, tanto quantos puderes como fez o rei Josafá, juntos leia a Palavra de Deus, cantem e orem para Ele, e ao fim da oração diga: "Em nome de Jesus, amém". Que vos abençoe e até ao próximo devocionário.


Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contactos: (00351) 210157617; 960111385

Sem comentários:

Enviar um comentário