Devocionário 15 - O jejum proclamado por Ester

Campanha 40 dias
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 15
Domingo, 15 de Maio de 2011

Jejum no Antigo Testamento
O jejum proclamado por Ester

O livro de Ester é o único na Bíblia que o nome de Deus não mencionado, contudo é patente a sua providência divina.

Aqui estamos diante de uma história em que Hamã, um alto oficial do rei Assuero, planeou destruir todo o povo judeu. Este homem, Hamã,  conseguiu até mesmo levar o rei a assinar um documento em que o rei autorizava o extermínio dos judeus no seu reino.

Mordecai, tio da rainha Ester, traz as más notícias para a sua sobrinha, a rainha Ester, junto à notícia, um pedido para que a mesma intercedesse junto ao rei pelo seu próprio povo. Ester sabe que, não lhe é permitido entrar na presença do rei sem que o mesmo convoque, contudo resolve fazê-lo depois que todo o povo judeu naquele império, jejuasse com ela durante 3 dias.

"Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?" (Ester 4.14).

"Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não camois nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, preci." ( Ester 4.16).

O resultado destes dias de jejuns foi que, a forca feita para matar Mordecai, tio de Ester, fora usada para o próprio Hamã, inimigo dos judeus, e aqui concluímos tende em mente o Salmo 91:

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Omnipotente descansará. Direi do meu Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Por que ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.  
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás espanto nocturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à sua direita, mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios. 
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. 
Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome. 
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei. 
Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação." Salmo 91).




Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contactos: (00351) 210157617; 960111385






1 comentário:

  1. A sabedoria da oração é que ela liga o ser humano ao Ser Verdadeiro e Único, porque naquele momento o homem volve a face para o Omnipotente com todo o seu coração e a sua alma, procurando a associação com Ele e desejando o Seu amor e a Sua companhia.
    Para aquele que ama, não existe nenhum prazer maior do que conversar com quem é o objeto do seu amor.
    O maior anseio de toda a alma atraída ao Reino de Deus é achar tempo para se virar com devoção para Ele, a fim de procurar a Sua generosidade e a Sua bênção, e imergir-se no oceano da comunhão, do rogo e da súplica. Ademais, a oração e o jejum tornam o ser humano mais atento e desperto, protegendo-o e preservando-o das provações.

    ResponderEliminar