Devocionário 17 - Ebenezer, o Senhor ajudou-nos até aqui

Campanha 40 dias
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 17
Terça-feira, 17 de Maio de 2011



Jejum no Antigo Testamento
Ebenezer, o Senhor ajudou-nos até aqui


Existem diversas passagens no Antigo Testamento que nos ensinam sobre o valor do jejum. Já que estamos empenhados numa jornada de 40 dias de oração e jejum, vamos aproveitar ao máximo para dar uma vista de olhos em várias delas.

Em 1Samuel capítulo 7, conta-nos que, os filhos de Israel haviam passado por experiências tristes, incluindo a perda da Arca da Aliança para seu vizinho e inimigo, os filisteus, contudo, mais tarde fora-lhes restituíoda, porém os filisteus estavam a conspirar contra eles. Samuel, que por sua vez era um profeta, e também juíz sobre Israel, convocou o povo a abandonar seus deuses e arrepender-se dos seus pecados. Para isto, ele convocou toda a nação par um dia nacional de jejum e oração. O povo em desespero o obedeceu e imploraram a Samuel: Não deixes de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus (1Samuel 7.8). Então, por causa deste dia de dedicação ao Senhor, Ele ouviu a oração, aceitou o sacrifício do povo como uma forma de demonstração que realmente eles estavam arrependido. Então o Senhor aterrorizou os filisteus na batalha que se seguiu, travejando um enorme trovão sobre eles e causando-lhes uma fuga entre grande desordem (1Samuel 7.10). Como resultado, os filisteus não atacaram mais a Israel nos dias do profeta Samuel.

Com esta grande vitória alcançada pelo povo de Israel, o profeta Samuel proferiu "Ebenézer", uma palavra que significa: Até aqui nos ajudou o Senhor.

Ora a Deus para que, tu que estas a participar nestes 40 dias de oração e jejum, possa também alcançar a sua vitória e dizer como disse o profeta Samuel, Ebenézer, até aqui tem me ajudado o Senhor, (1Samuel 7.12).


Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contactos: (00351) 210157617; 960111385

2 comentários:

  1. Ebenézer, até aqui me tem ajudado o Senhor!! Aleluia, Glórias ao seu Nome!

    ResponderEliminar
  2. "Ebenézer, até aqui tem me ajudado o Senhor"... É mesmo isso Julia, eu tal como tu temos recebido grandes ajudas...talvez nem sempre as que eu queria, mas certamente aquelas que o Senhor achou serem as justas. Glória ao Seu Santo nome, Aleluia!!

    ResponderEliminar