Devocionário 10 - Salvação no deserto

Campanha de 40 Dias 
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 10: Terça-feira, 10 de Maio de 2011


Salvação no deserto

"E ali esteve com o Senhor 40 dias e 40 noites; não comeu pão nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os 10 mandamentos". (Êxodo 34.28).

Conforme diz o texto bíblico: "E ali esteve Moisés com o Senhor... não comeu nem bebeu..." Para melhor entendermos o episódio que aqui aconteceu, vamos dar uma vista de olhos geral em tudo que antecedeu este jejum de 40 dias e 40 noites, bem como o seu resultado.

A nação de Israel já se encontrava na outra margem do mar Vermelho, à salva da tirania do Egipto. 
No capítulo 19, versículos 5 e 6 do livro de Êxodo, encontramos Moisés a apresentar a proposta de Aliança de Deus ao povo de Israel, e eles dizem sim a Jeová perante Moisés: "Tudo o que o Senhor falou, faremos". (Êxodo 19.8).

Sigam-me com atenção. Depois de Israel responder o sim, mais tarde Moisés foi ter com Senhor para obter os detalhes desta aliança, contudo, em Êxodo 32.1, o povo vê que Moisés esta a demorar e dizem: "... porque quanto a este Moisés, a este homem que nos tirou do Egipto, não sabemos o que lhe sucedeu." (Êxodo 32.1). Um espírito impetuoso entra na multidão para subverter Israel aos seus próprios moldes malignos, assim o povo desviam-se, constrói para si o famoso bezerro de ouro, o que passaram a lhe prestar culto.

Enquanto isto, Deus diz a Moisés o que estava a se passar ao povo em sua ausência. O povo havia rejeitado seguir a Deus e buscado outros meios pelas suas próprias mãos, pelo que Deus decide consumir a todos, começar tudo de novo a partir do próprio Moisés, (Êxodo 32.9,10).

Depois de ter resistido a tentação de ser o progenitor de uma nova nação, Moisés durante os 40 dias de oração e jejum, pede a Deus que perdoe ao povo, "... torna-te do furor da tua ira e arrepende-te deste mal contra o teu povo." (Êxodo 32.12). Moisés prevaleceu perante o Senhor, pois colocou a chave mestra para funcionar.

Os resultados destes dias de oração e jejum de Moisés foram, para além da salvação de todo o povo de Israel, o perdão para o povo, Êxodo 33.14,15; A presença do próprio Deus, e não de um anjo, durante todo o percurso da jornada até a terra prometida, Canaã, (Êxodo 33.14,15).

Para finalizar, Moisés foi ainda mais além, ele pediu e foi atendido: "Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória." Êxodo 33.18).

Ao final dos 40 dias, Moisés retornou do Monte. A glória de Deus estava sobre ele. O seu rosto brilhava tanto que os filhos de Israel não podiam olhar para ele por causa da glória.

Quarenta dias de jejum e oração no monte resultaram na quebra das forças das trevas e no mover da compaixão divina. Moisés encontrou a chave mestra que tornava o impossível, possível, e não hesitou em usa-la, use a sua em nome de Jesus.

Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contactos: (00351) 210157617; 960111385




2 comentários:

  1. Exemplo de fé inabalável.......
    Tiago

    ResponderEliminar
  2. O jejum é uma forma de demonstrar a Deus a nossa grande necessidade da Sua ajuda. Esdras 8:21 “Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para toda a nossa fazenda.”
    Mateus 6:17-18 “Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”
    E assim que deveremos agir...vigilantes e seguros no propósito a que nos propusemos, na certeza de que a vitória será nossa...quando? Deus decidirá e eu, orando e vigiando aguardarei o dia da minha vitória!

    ResponderEliminar