Oração e jejum, chave mestra para o impossível


Devocionário nº 6
Quinta-feira, dia 6 de Maio de 2011

PRINCÍPIOS E MÉTODOS BÍBLICOS DE ORAÇÃO QUE PREVALECE

"      "


Em tudo que vamos fazer, precisamos seguir alguma ordem, e no tocante à oração, existem algumas coisas a fazer, e ao principiante no assunto da oração deve observa-los para alcançar bom êxito se quer prevalecer nesta jornada, como estamos num período de 40 dias de oração e jejum, segue abaixo alguns exemplos bíblicos.

  1. Louvor. Para orarmos com eficácia, devemos louvar e adorar a Deus com sinceridade (Salmos 150; Actos 2.47; Romanos 15.11). O louvor, pode se dá através cânticos entoados, bem como também podemos louvar a Deus, ao compartilhar ao nosso próximo das maravilhas de Deus para connosco, pessoalmente. Inicie a oração sempre com um cântico de louvor, se não sabes ainda, peça ajuda a alguém, adquira um cd com canções de louvor, põe para tocar no momento da oração até que possas entoa-los por si só. 
  2. Acção de graças. Intimamente ligada ao louvor, e de igual importância, vem a acção de graças a Deus (Salmos 100.4; Mateus 11.25,26; Filipenses 4.6). É neste exacto momento de oração profunda que podemos nos lembrar de tudo quanto Deus já nos tem feito, até mesmo daquelas coisas que se quer sabíamos que existia, contudo, Deus, em sua infinita misericórdia já esta a cuidar de todas elas, dê graças...
  3. Confissão. Outra coisa que precisamos fazer enquanto oramos, é a confissão sincera de actos cometidos que sabemos que desagradam a pessoa de Deus, isto é algo vital à oração da fé (Tiago 5.15,16; Salmos 51; Lucas 18.13; 1João 1.9).
  4. Pedir segundo as nossas necessidades. Deus também nos ensina a pedir em conformidade com as nossas necessidades, não conforme ao nosso belo prazer. A Bíblia diz em Tiago: "deixamos de receber as coisas de que precisamos, ou porque não pedimos, ou porque pedimos com motivos injustos (Tiago 4.2,3; Salmos 27.7-12; Mateus 7.7-11; Filipenses 4.6).
  5. Intercessão. Devemos orar de coração pelos outros, Números 14.13-19; Salmos 122.6-9; Lucas 22.31,32; 23.34. Neste acto de interceder, demonstramos perante Deus um coração que tem as suas necessidades, mas que também não pensa somente em si mesmo, mas lembra-se de orar em favor de outros que de igual modo precisam do alcance das graças divinas.

Em Salmos de número 139, diz a Bíblia Sagrada que, antes de haver uma só palavra em nossos lábios, Deus já as conhecia, contudo Ele compraz em ouvi-las no formato de oração bem espontânea tudo outra vez.

Siga estes passos, consulte ainda o devocionário número 5, postado na Quinta-feira, e tenha momentos intensos na presença de Deus. 
Na medida do possível, convide pessoas com quem possa compartilhar estes momentos de oração. Deus os abençoe ricamente.


Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contacto: (00351) 210157617; 96011385


2 comentários:

  1. Muito bom!
    Conciso e completo,
    roberto fife

    ResponderEliminar
  2. Amém meu querido, isto incentiva-me, vindo da sua parte, que Deus o abençoe e prospere o seu camimho...


    Paz Pr. Roberto Fife

    ResponderEliminar