Somos chamados para juntos alcançar outros



Ajudando de maneira prática

Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. (1João 3.18)

Pessoas sabem que as amamos quando demonstramos.

Jesus parou. Parou quando as pessoas precisavam de ajuda, conforto, proteção e respostas às suas perplexidades. Ele encarava as interrupções em sua vida como oportunidades divinas para mostrar o amor de Deus aos que estavam em necessidade desesperadora.

Sua atitude com relação ao amor é: primeiro mostre, depois fale. Ele definiu amor como ir ao encontro das necessidades. Quando as pessoas eram tocadas por ele, diziam: "Um grande profeta se levantou entre nós" e "Deus interveio em favor do seu povo" (Lucas 7.16).

Jesus expressou seu amor por meio de ações. Ele nos chamou para sermos ativos, mas nunca desejou que ficássemos tão ocupados em salvar o mundo que ignorássemos as interrupções daqueles que tem necessidades. Como o Bom Samaritano, Jesus nos quer prontos a deixar nossos compromissos a fim de ajudar alguém necessitado (Lucas 10.25-37). A Bíblia diz: "Se alguém tiver recursos materiais e, ao ver seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?" (1João 3.17).

Jesus demonstrou que fé e serviço andam juntos. Quando a mulher de má reputação ungiu seus pés com um perfume caro e os lavou com suas lágrimas, enxugando-os com os cabelos, Jesus lhe disse: "Sua fé a salvou; vá em paz" (Lucas 7.50). Serviço era um reflexo de sua fé em Deus.

Quando os discípulos de João Batista perguntaram a Jesus se ele era o Cristo, sua resposta apontou para seu trabalho:

"Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos veem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas novas são pregadas aos pobres" (Lucas 7.22).

Como Tiago mais tarde ensinou, devemos ser praticantes da Palavra e não ouvintes:

"De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salva-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitado de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimenta-se até sastisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta (Tiago 2.14-17).

Por outro lado, amputamos o corpo de Cristo, cortamos seus braços e pernas de forma a restar apenas uma grande boca: "Que coisa esquisita seria um corpo, se tivesse um único membro1" (1Coríntios 12.19). Francisco de Assis escreveu: "Preguem o evangelho. Se necessário, usem palavras".


Ao demonstrar nosso amor, nenhuma tarefa deve ser considerada menor. Jesus especializou-se em serviços que muitas pessoas tentavam evitar: lavar os pés, ajudar crianças, preparar o café da manhã e servir os leprosos. Nada o rebaixava porque seu trabalho era fruto do amor.

Jesus disse que nossos atos de amor devem ser bem práticos; mesmo oferecer um copo de água no nome dele é um ato de amor ( Mateus 10.42). Há muitos necessitados no mundo. Talvez você possa satisfazer algumas delas:


  • Ajudar alguém a limpar a casa.
  • Tomar conta do filho de um vizinho.
  • Levar comida para um preso.
  • Cuidar de um doente.
  • Começar a perguntar: "Como eu posso servi-lo hoje?"
Nós servimos a Deus quando servimos aos outros, e servimos melhor juntos (Eclesiastes 4.9). Reflita sobre como seu pequeno grupo pode trabalhar unido para ajudar alguém ao seu redor.


PARA PENSAR:
Pessoas sabem que as amamos quando demonstramos o nosso amor.

VERSÍCULO PARA MEDITAR:
"Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade". (1João 3.18)

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Com quem você pode compartilhar o amor de Cristo de maneira prática hoje?


40 dias de comunidade: "Juntos somos melhores" (Ec 4.9).
Tema da segunda semana: Propósito 1, "Somos chamados para juntos alcançar outros"
Devocional de Sexta-feira, dia 20 de Janeiro_12: "Ajudando de maneira prática".
Versículo da semana: "Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades." (Colossenses 4.5).
Autor: Rick Warren 



Sem comentários:

Enviar um comentário