Admitindo nossas necessidades uns aos outros

"Em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros". (Romanos 12.5).

Precisamos uns dos outros.

Em 2004, foram divulgadas notícias sobre Jim Sulkers, um morador de Winnipeg, Manitoba (Canadá), que morreu em sua cama e ficou lá durante dois anos antes de algum vizinho descobrir seu corpo. O homem morou ali durante vinte anos, mas ninguém sentiu sua falta.

Por que relutamos tanto em admitir nossas necessidades uns para os outros? Há pelo menos duas fortes razões:

Primeira: Nossa cultura exalta o individualismo. Admiramos os independentes, autos suficientes, que parecem viver bem por si sós. Mas a triste verdade é que, apesar dessa confiança aparente, normalmente a pessoa é insegura, com um coração cheio de dor. A solidão é a doença mais comum neste mundo, e, ainda sim, continuamos a construir muros em vez de pontes entre nós.

Segundo: Somos orgulhosos. Muitas pessoas, especialmente os homens, sentem que pedir ajuda ou expressar uma necessidade é sinal de fraqueza. Mas não há nada de vergonhoso no fato de precisarmos dos outros. Deus nos formou assim! Ele quer que seus filhos dependam uns dos outros.

Ao estudar "Uma vida com propósitos" ( Editora Vida, 1998), aprendemos que Deus planeou que desfrutássemos a vida juntos. (Se ainda não lestes esse livro, é importante que o faça). Fomos moldados para relacionamentos dentro da família de Deus e criados para uma vida em comunidade. Não é da vontade de Deus atravessarmos a vida, sozinhos. Mesmo no ambiente perfeito do jardim do Éden, disse Deus: "Não é bom que o homem esteja só" (Gênesis 2.18).

Deus odeia a solidão. Isso não significa que todos têm de se casar. Significa, sim, que precisamos de uma família espiritual e é por isso que Ele criou a Igreja. Quando Deus o salvou e o adotou para ser de sua família, entrelaçou sua vida à de outros cristãos. Você não é somente um cristão, você pertence a alguém. "... vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo" (1Coríntios 12.27).

A palavra corpo é frequentemente usada para descrever um grupo de pessoas ligadas por um propósito. Na escola, você faz parte do corpo de estudantes (docente). Os políticos eleitos formam o corpo legisltivo. Mas quando Deus chama a Igreja de  "corpo de Cristo", tem o corpo humano em mente, onde cada parte é interligada e interdependente: "Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros" (Romanos 12.5).

Como partes de um corpo vivo, é impossível para o cristão manter a vida sem os outros. Portanto, "O olho não pode dizer à mão: Não preciso de você! Nem a cabeça pode dizer aos pés: Não preciso de vocês!" (1Coríntios 12.21).

Você precisa estar em comunhão com uma igreja para sobreviver espiritualmente. Mais do que isso, você precisa fazer parte de um pequeno grupo de pessoas, no qual poderá amar e ser amado, servir e ser servido, compartilhar o que está a aprender e como também receber aprendizado com outros. Você não consegue fazer isso tudo em meio a uma multidão.

Porque fomos chamados por Deus para ter comunhão juntos, durante esta semana veremos como construir um senso de comunidade com irmãos e irmãs, na família de Deus. O primeiro passo é admitir que, precisamos uns dos outros, como se nossa vida espiritual dependesse dos outros - porque depende.

"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios" (Romanos 12.10). Viver em comunidade requer humildade. Precisamos nos lembrar continuamente de que pertencemos um ao outro e precisamos uns dos outros. Decore Romanos 12.5. Vai ajudá-lo a lembrar-se disso.

PARA PENSAR:
Preciso dos outros cristãos e eles precisam de mim.

VERSÍCULO PARA MEDITAR:
"... em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. (Romanos 12.5).

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
O que está a impedir você de assumir um compromisso mais profundo com seu pequeno grupo?


Campanha de 40 dias: "Juntos somos melhores" (Eclesiastes 4.9).
Tema da terceira semana: "Somos escolhidos para ter comunhão" (Romanos 12.5).
Devocional 15, Domingo, 22 de Janeiro_12: "Admitindo nossas necessidades uns aos outros" (1Coríntios 12.21).
Autor: Rick Warren

1 comentário:

  1. Deus não nos fez para vivermos sozinhos, isolados. A vontade de Deus é que vivamos numa família, onde tenhamos relacionamentos uns com os outros. Deus nos dá o privilégio de escolhermos também os nossos amigos. Pessoas que serão companheiras nos momentos difíceis da nossa vida.
    Você pode decidir andar sozinho ou andar com um amigo.
    a) ANDAR SOZINHO: é típico daquele que não morreu para si mesmo, que busca seu próprio interesse, que é egoísta. Levanta barreiras para se defender das pessoas, não aceita ajuda para as suas fraquezas, não compartilha as suas necessidades.
    b) ANDAR COM UM AMIGO: Somos parte de um mesmo corpo (Rm 12:5). Isso nos permite conhecer as necessidades básicas uns dos outros, encontrar proteção e cobertura. Andar com um amigo nos faz sentir úteis em poder ajudar outros. Andar com um amigo é um princípio bíblico irrefutável

    ResponderEliminar