Encorajando uns aos outros

"Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão a fazer", (1Tessalonicenses 5.11).

Temos o poder de dar a vida ou tirá-la.

Muitas mensagens que recebemos em nosso mundo tiram a vida. Ouvimos coisas do tipo: “Você não é competente; não é magro o suficiente; é lento demais; não é bom o suficiente” A Bíblia diz em Provérbios 18:21: “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”.

Numa sociedade onde as pessoas são atacadas e derrotadas, podemos propor algo para contrabalançar a negatividade. Temos o poder de dar vida ao dizermos uns aos outros: “Você é importante para mim. Sua vida tem valor e propósito. Deus o ama e você tem um valor imenso para Ele”. Nossas palavras podem ser a única fonte de encorajamento que determinadas pessoas ouvirão durante seu dia. Podemos nos tornar a voz da graça de Deus em suas vidas ao ajudar com palavras encorajadoras, (Romanos 14:19).

Em Lucas 13 temos um Exemplo: Jesus curou uma mulher que não conseguia endireitar o corpo há 18 anos. Quando os líderes da sinagoga o questionaram por estar a realizar uma cura no sábado, Jesus disse que estava a libertar uma “filha de Abraão” dos laços de Satanás. Ele não a descreveu como uma mulher velha e aleijada, e sim como uma honrada filha da nação Judaica. Mais importante que isso, ainda colocou a necessidade desesperadora dela - sua condição física e espiritualcomo prioridade em sua rotina naquele dia.

Você pode imaginar que bênção imensa essas palavras foram para os que as ouviram? Jesus a curou fisicamente, mas também a edificou. Ela era uma filha de Abraão, amada, digna de atenção e significante o suficiente para ser imediatamente ajudada.

No Novo Testamento, a palavra “encorajamento” sempre tem a ideia de “acompanhar, andar ao lado. Devemos andar ao lado, acompanhar uns aos outros, “Edificando-nos mutuamente”, da mesma forma que nosso Santo Encorajador anda conosco e nos ensina, fazendo-nos lembrar dos caminhos de Jesus, (João 14:26).

Tornamo-nos encorajadores quando paramos de olhar para baixo e passamos a olhar para cima e para fora. Tudo o que temos a fazer é perceber ao nosso redor aqueles que estão em necessidade - as oportunidades de encorajamento estão em toda parte.Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo” (Romanos 15:2).

E então? Durante esta semana você realmente será uma fonte de encorajamento àqueles que estão à sua volta? Faça uma escolha: levante o ânimo de uma pessoa, mude a atmosfera em seu escritório ou torne mais leve o fardo de alguém em seu pequeno grupo. A Bíblia diz que devemos ser "sempre bondosos uns para com os outros e para com todos", (1Tessalonicenses 5.15).

O melhor lugar para começarmos é em nosso pequeno grupo, com o qual nos reunimos para edificação mútua. Como no fortalecimento dos músculos, fortalecemos uns aos outros quando exercitamos nossa capacidade de escolha no encorajamento. Veja alguns passos que você pode dar desde já:

  • Assuma o compromisso de encorajar -  a partir de hoje tome a decisão: "Vou edificar as pessoas ao meu redor". Você pode imaginar o impacto disso? O significado do nome do companheiro de Paulo, Barnabé, é literalmente "encorajador". Que tipo de influência você poderá exercer ao se comprometer a ser um encorajador?
  • Valorize as outras pessoas - vimos até aqui, repetidas vezes, que as pessoas são valiosas para Deus. Se elas tem valor para Ele, devem ser preciosas para nós também. Um encorajador trabalha com afinco para extrair das pessoas o melhor.
  • Concentre-se no que realmente é importante - quando Jesus curou a "filha de Abraão", focalizou o que realmente importava. Para tornar-se um encorajador, mude suas prioridades, ajuste sua agenda e concentre-se no fato de que pessoas são mais importantes para Deus do que nossos compromissos são para nós.
Que suas conversas estejam permeadas com frases assim: "Acredito em você..." "Sou grato a você por..." "Vejo Deus a usar você em...", ""Gosto disso em você...", ou ainda "Estou feliz por ter você em minha vida". Sinta-se encorajado, há uma boa notícia, de grande alegria para todo o povo, e seu nome é Cristo, o Senhor!



PARA PENSAR:
Temos poder de dar a vida ou tirá-la.

VERSÍCULO PARA MEDITAR:
"Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês já estão a fazer"
(1Tessalonicenses 5.11).
QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
O que você pode fazer para tornar-se uma fonte mais constante de encorajamento aos que o rodeiam?



40 Dias de Comunidade, tema: "Juntos somos melhores" (Eclesiastes 4.9).
Tema da 4ª Semana: "Estamos unidos para crescer juntos" (ITessalonicenses 5.11 NVI).
Propósito 3: Discipulado
Devocional  23, dia 30 de Janeiro_12: "Encorajando uns aos outros" (1Tessalonicenses 5.11).
Autor: Rick Warren




1 comentário:

  1. DEUS está dentro de nós! Mas está também dentro de todas as demais criaturas que encontramos. Mesmo naqueles que não agem com acerto, está habitando permanentemente a Divindade, que dos erros das criaturas humanas, faz nascer o bem e o progresso. Não julguemos pois apressadamente, porque aquilo que parece ser um erro, pode ser o início de um resultado maravilhoso.
    ENQUANTO dispusermos de tempo, dirijamos os passos pela senda do bem. Procuremos agir e fazer sempre alguma coisa em benefício de alguém, embora seja apenas uma palavra de conforto, um gesto de carinho, um sorriso de incentivo. Fazer alguma coisa em favor do próximo encher-nos-á o coração de alegria e de felicidade.

    ResponderEliminar