Sendo exemplos uns com os outros

"Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos", (Filipenses 3.17).

Todos nós precisamos de modelos para amadurecer.

Engana-se quem acredita que depende apenas da Palavra de Deus e da oração para crescer espiritualmente. A verdade é que precisamos uns dos outros. A semelhança do caráter de Cristo é construída com relacionamentos, e não no isolamento. Muitas coisas sobre a vida, que Deus deseja que aprendamos nunca alcançaremos sozinhos. Só é possível aprendê-las em comunidade.

Crescemos mais fortes e mais rápido quando convivemos com exemplos que nos servem de modelo de uma vida com propósitos. Paulo compreendia bem a força do padrão quando advertiu: "Sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos" (Filipenses 3.17). Para crescer, precisamos ver os princípios aplicados na vida prática. Temos de ver como as crenças atuam ao serem traduzidas em comportamento nas situações diárias.

Quando Paulo pretendia implantar uma igreja numa cidade, iniciava o processo simplesmente a morar entre os cidadãos. Ele era uma Bíblia viva, refletindo a vida de Jesus, em quem "a palavra tornou-se carne e viveu entre nós" (João 1.14). Paulo viveu a verdade da palavra em sua própria carne e morou entre as pessoas também. Depois de deixar a cidade, podia escrever: "Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês", (Filipenses 4.9). Quem são seus exemplos na caminhada com Cristo? Quem você está a observar e o que pode aprender com ele? Ainda há outra questão: você é exemplo para alguém? Provavelmente, no colégio, você tenha brincado de "Imagem e ação". Muitas vezes, como cristãos somos melhores com "Imagem" do que com "ação".

Em nossa cultura atual, o mundo precisa desesperadamente de pessoas que mostrem como amar o cônjuge e ter um casamento duradouro, como se relacionar com os filhos, como dirigir os negócios com integridade, como lidar com conflitos a exemplo de Jesus. Lições que aprendemos com os outros.

Precisamos não apenas de modelos para crescer, como também de mentores, pessoas que estão a seguir Cristo há mais tempo que nós e podem compartilhar suas lições de vida. Provavelmente, você já ouviu falar que é mais sábio aprender com a própria experiência, eu digo que é ainda mais sábio aprender com a experiência dos outros. A vida é muita curta para aprender tudo com experiências próprias! Algumas delas, dolorosas, podem ser evitadas se formos espertos o suficientes par aprender com modelos e mentores em nossa Igreja-família.

Pergunte a si mesmo: "Qual tem sido a maior influência positiva em minha vida?" Normalmente, não é sermão, seminário, aula de escola dominical, mas sim uma pessoa que tem moldado sua vida por meio de seu relacionamento com ela.

Ao olhar par a Igreja como criação de Deus, uma família com muitos mentores e modelos para nosso benefício, você não reconhece a sabedoria do Senhor? É por isso que estar ligado a um pequeno grupo é crucial para o crescimento espiritual. E uma oportunidade simples de aprender lições uns com os outros.

Hoje tomaremos algumas atitudes sobre essa questão. Anote os nomes de algumas pessoas de sua igreja e de seu pequeno grupo que podem servir de modelo de aprendizado para você. Especifique o que pode ser aprendido com cada uma delas. Essas pessoas não têm de ser perfeitas em tudo para servirem de modelo ou discipulador. Se a perfeição fosse um requisito, somente Jesus poderia nos ajudar. Para crescer espiritualmente, você também deve estar pronto para ser modelo ou mentor de outras pessoas. Talvez isso o assuste, mas o único requisito é você estar somente um passo à frente daquele que você vai discipular. A pessoas não esperam perfeição - já sabem que você não é perfeito. O que querem é sua honestidade! Então, deixe que vejam suas lutas e não apenas suas vitórias. Normalmente crescemos a observar a fraqueza dos outros mais do que seus pontos fortes.


PARA PENSAR:

Todos nós precisamos de modelos para amadurecer.



VERSÍCULO PARA MEDITAR:
"Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos", (Filipenses 3.17).


QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Quem serão os modelos e discipuladores para o meu crescimento espiritual? A quem estou disposto a servir de modelo?


40 Dias de Comunidade, tema: "Juntos somos melhores" (Eclesiastes 4.9).
Tema da 4ª Semana: "Estamos unidos para crescer juntos" (ITessalonicenses 5.11 NVI).
Propósito 3: Discipulado
Devocional  22, dia 29 de Janeiro_12: "Sendo exemplos uns dos outros" (Filipenses 3.17).
Autor: Rick Warren






Sem comentários:

Enviar um comentário