Respeitando uns aos outros


"Prefiram dar honra aos outros, mais do que, a si próprio".
(Romanos 12.10)

Respeito começa com uma perspectiva divina.

Significa olharmos, uns para os outros, sob o ponto de vista de Deus como criaturas eternas (João 3.16) escolhidos por Ele "... Para anunciar as grandezas daquele que os chamou das traves para a sua maravilhosa luz" (1Pedro 2.9),  e também olhar uns para os outros como "... Herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo" (Romanos 8.17).

Respeitar denota constantemente nos lembrarmos de que, em breve, compartilharemos o céu com aqueles que agora estão em nosso pequeno grupo e na igreja - e com os que temos dificuldade de respeitar: "... Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta " (1Coríntios 12.24).

Uma expressiva demonstração de respeito é o simples ouvir. Fazendo-nos presentes e abrimos os ouvidos para escutar os corações feridos e angustiados, os sonhos e desejos mais profundos uns dos outros. O Deus do universo ouve todas as nossas orações; Jesus ouviu aqueles que o rodearam; devemos ouvir nossos irmãos e irmãs em Cristo.

Esse ouvir significa que não nos apressaremos para tentar corrigir os fatos, nem apresentaremos respostas rápidas. Respeitamos os outros o suficiente para deixá-los compartilhar a história toda.

Algumas vezes tudo o que precisamos é alguém que ouça o que temos no coração. Respeitar significa dizer que confiamos nos outros em vez de presumir que agirão errado ou não farão melhor do que faríamos (Filipenses 2.3).

Também demonstramos respeito pelo modo como falamos dos outros quando não estão por perto. Nada destrói um relacionamento mais rapidamente do que o mexerico (Provérbios 16.28). A fim de agirmos com respeito, devemos fazer qualquer coisa para proteger a reputação e a dignidade de nossos irmãos e irmãs em Cristo, em vez de darmos razão à fofoca e espalharmos rumores. A Bíblia ensina que “… o amor perdoa muitíssimos pecados” (1Pedro 4.8).

Temos êxito em demonstrar respeito mútuo quando, de fato, procuramos ser:

·        Cuidadosos e não somente sinceros. Ter tato é pensar antes de falar, sabendo que o modo de dizer algo influenciará na recepção da mensagem. A crítica é mais bem recebida quando apresentada com amor. Sendo cristãos maduros, devemos sempre falar a verdade, mas dizê-la em amor (Efésios 4.15). Antes de falar francamente com alguém, pergunte-se: “Por que estou a falar isto? Minhas palavras vão edificar ou derrubar essa pessoa a baixo?” “O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito” (Provérbios 15.4).
·        Compreensíveis e não exigentes. Respeitámos os outros quando os tratamos do modo como desejamos ser tratados (Lucas 6.31). Que comportamento você espera das pessoas que trabalham com você? Que sejam exigentes ou compreensivas? Temos de ter consideração com os sentimentos dos outros e com as pressões que enfrentam: às vezes, não estão se sentindo bem, passaram por um dia difícil etc. A Bíblia diz: “O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução” (Provérbios 16.21). O melhor lugar para praticar o respeito é em nossa casa e pequeno grupo. Frequentemente somos mais bem-educados com pessoas estranhas do que com as que vemos todos os dias.
·        Gentis e não julgadores. Mesmo quando discordamos, devemos ser corteses e respeitosos e nos concentrar primeiramente em nosso comportamento: “Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão” (Romanos 14.12,13).
·        Educados e não rudes. Quando somos tratados rudemente, não precisamos responder no mesmo tom. Como discípulos de Cristo, aprendemos a responder com bondade: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12.21).

Somente mais uma observação sobre respeito: Deus confia nos pastores e nos líderes espirituais de sua igreja para cuidar de vocês (Hebreus 13.17). Eles precisam ensinar corretamente a palavra de Deus; confrontar os falsos ensinamentos antes que se espalhem; proclamar o Evangelho aos não-cristãos; orar por toda gente, inclusive por você e por sua família; escolher e treinar novos líderes; e fazer tudo isso enquanto servem de exemplo do que significa ser discípulo de Jesus (Epístolas de 1 e 2 Timóteo; Tito).

Nem todos conseguem facilmente ter tato, ser compreensivos, gentis e bem-educados. Mas é necessário que sejam. Quando for fazer as anotações em seu diário, hoje, pense sobre essas coisas e peça a Deus que o fortaleça através do Espírito Santo para capacitá-lo a “… promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua” (Romanos 14.19).

PARA PENSAR:
O respeito começa com uma perspectiva divina

VERSÍCULO PARA MEDITAR:
“Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. (Romanos 12.10).

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Qual das maneiras de demonstrar respeito aos outros representa maior desafio para você?


Campanha 40 Dias de comunidade: “Juntos somos melhores” (Provérbios 4.9)
3ª Semana, tema: “Somos escolhidos para ter comunhão” (Romanos 12.5)
Devocional 17, dia 24 de Janeiro_12: “Respeitando uns aos outros” (Romanos 12.10)
Autor: Rick Warren

Sem comentários:

Enviar um comentário