Construindo amizades


Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Romanos 12.16.


Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele. 2Coríntios 5.20.

Essa é a mensagem que devemos transmitir ao mundo, mas se só temos amigos cristãos ficamos limitados na tarefa de compartilhar as Boas Novas. Por outro lado, Jesus entendeu que sua missão era buscar o perdido e por isso fez amizades com aqueles que precisavam ser amigos de Deus.

A Bíblia diz que quando os fariseus viram Jesus em companhia de pessoas sem reputação, perguntaram: "Por que o mestre de vocês come com publicanos e pecadores? Ouvindo isso , Jesus disse: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: Desejo misericórdia, não sacrifícios. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores". Mateus 9.11-13.

Jesus sabia qual era seu propósito e isso o permitiu ficar à vontade em companhia dos não-cristãos. Não se preocupava quando era acusado de ser amigo de pecadores (Lucas 19.7), porque ele  a fazer exetamente o que o Pai o havia enviado para fazer: "Persuadir homens e mulheres a se reconciliarem com Deus (2Corintios 5.20).

Da mesma forma, Jesus quer que sejamos seus representantes, que falam aos que ainda estão fora de sua família. Apesar disso, há grupos cristãos tão isolados e desconectados dos não-cristãos que raramente tem uma conversa significativa com um deles. Quanto mais tempo de vida cristã temos, mais isolados dos não-cristãos; e, quanto mais isolados deles, mais incomodados nos sentimos em sua companhia. No fim, não temos mais amizade com quem Jesus quer que alcancemos.

Jesus entende que nosso testemunho aos não-cristãos começa com amizade, que por sua vez, conquistamos o direito de compartilhar o evangelho por meio do relacionamento. A questão é: pessoas não se importam com quanto tu sabes, até que saibam o quanto se importa com elas. Os não-cristãos, como muitos de nós, estão em busca de amizades profundas, verdadeiras e incentivadoras.

O apóstolo Paulo disse que devemos tentar achar um "ponto em comum" com os não-cristãos, para que assim possamos falar de Cristo: "Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele" (1Coríntios 9.23). Buscar um ponto em comum, expressa uma atitude de amizade, na qual nos concentramos no que é positivo, naqueles afastados da fé.

Quando Jesus começou a falar com a mulher junto ao poço (João 4.4-26), procurou um ponto em comum em vez de condená-la. Como resultado, ela não apenas se reconciliou com Deus, mas também levou seus amigos e familiares à presença de Jesus. Vemos nesse acontecimento um exemplo de que nossa amizade com os não-cristãos requer entendermos as diferenças entre amá-los e amar o que fazem.

Em João 3.16, lemos: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu filho Unigênito..." Fica claro que Deus ama as pessoas - as pessoas do mundo - mas isso não é o mesmo que amar os valores do mundo. A Bíblia diz: "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (João 2.15).


A construção de amizades requer:

  • Cortesia: "O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um" (Colossenses 4.6).
  • Frequencia: passe tempo com os não-cristãos a fim de fazer amizade com eles.
  • Autenticidade: "O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom" (Romanos 12.9).


PARA PENSAR:
Ame as pessoas do mundo, mas não os valores do mundo.

VERSÍCULO DO DIA:
Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Romanos 12.16.

QUESTÃO A CONSIDERAR:
Você tem amizades significativas com não-cristãos?



Campanha: 40 dias de comunidade
Tema: Juntos somos melhores (Ec 4.9)
Segunda semana: Somos chamados para juntos alcançar outros
Propósito 1: Missões
Devocionário Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2012: Construindo amizades
Autor: Rick Warren

1 comentário:

  1. Muitas vezes ouvimos dizer que o cristão deve ser diferente das pessoas do mundo. Isto é certo. A diferença que Cristo faz em nossas vidas deve dar para notar. Jesus disse que a diferença entre o Seu seguidor e a pessoa do mundo é o seu interior, o seu caráter. O que o mundo deve ver em quem crê em Cristo, é exatamente a expressão das qualidades interiores e espirituais: humildade, compaixão, mansidão, justiça, misericórdia, pureza e pacifismo. Quando nós começarmos a mostrar estes atributos, o mundo vai notar, o Senhor será glorificado e mais pessoas serão atraídas para o caminho.
    Uma das características menos procurada, é a mansidão. Alguém já disse: "Se todos os atributos de DEUS fossem oferecidos em leilão, o último a ser vendido seria a mansidão". Poucas pessoas a entendem e poucas valorizam este atributo que é tão característico do SENHOR JESUS.
    "Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra", Jesus em Mateus 5:5. O que quer dizer manso? Pelo dicionário, ser manso é ter um temperamento brando e ser pacífico, sereno, sossegado. O manso é aquele que não faz barulho e é controlado.
    Roma conquistou o mundo pelo poder de força e violência, mas os cristãos conquistaram o império romano pelo poder do Espírito de DEUS. Nero se agitava na sua cama à noite no palácio, enquanto os cristãos dormiam tranquilamente nas suas cadeias. Eles encontraram a vitória na redenção e a sua coragem era resultado da sua convicção. Ganharam paciência nos sofrimentos. Estes cristãos primitivos adquiriram força espiritual, fundada na verdade, temperada na perseguição e que refletia a imagem da natureza de Jesus Cristo. Vamos examinar este atributo tão essencial à vida cristã: mansidão. Sejamos nós também exemplo dessa característica tão sublime do Senhor! Essa sim, será a nossa maior arma para levar o não cristão ao amor de Jesus.

    ResponderEliminar