Acertando-nos uns com os outros

"Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer". (1 Coríntios 1.10).

Parem de querer ter sempre a palavra final.

Em vez disso, tenham como objetivo amar os que discordam de vocês. Lutem pelo amor e não pela vitória. Jesus disse que o amor sempre vencerá. Ele garantiu isso quando saiu do túmulo.

Quando você descobrir-se a discutir com outro cristão, use estas orientações bíblicas:

Deixe a misericórdia guiar suas respostas (Provérbios 3.3-6). Num conflito, a maioria quer apenas o que é justo, mas a abordagem de Deus não se refere à justiça; e sim à graça e misericórdia (Romanos 5.8).

Permita que Deus determine qual é a verdade (2Coríntios 13.8). A verdade não é  determinada por sua maneira de pensar ou sentir (1João 4.1), nem pela opinião dos outros. É aquilo que Deus diz; Ele é a única autoridade para interpretar toda e qualquer situação (2Coríntios 10.5)

Busque a presença de Deus (Mateus 28.20). Satanás quer que acreditemos que estamos sozinhos nessa batalha. Simão Pedro usou palavras violentas, espada, maldições e mentiras na tentativa desesperada de cuidar de si mesmo. Ele lutou como um homem separado de Deus (Mateus 26.52). O exemplo que devemos seguir, no entanto, é o do jovem pastor David, que acreditou pertencer ao Senhor a batalha (1Samuel 17.47).

Tenha como apoio a mente de Cristo (1Coríntios 2.15,16). A Bíblia diz que não devemos nos apoiar em nosso próprio entendimento (Provérbios 3.5), pois o que parece ser certo aos nossos olhos poderá estar completamente errado (Provérbios 14.12).

Procurem a verdadeira fonte do conflito (Efésios 6.12). De acordo com a Palavra de Deus, não estamos a lutar contra pessoas; nosso inimigo verdadeiro é Satanás e suas "forças espirituais do mal nas regiões celestiais".

Largue as armas humanas (2Coríntios 10.4,5). Quando tentamos suprir nossas necessidades a a trabalhar independentemente de Deus, temos tendências a usar o que o apóstolo Paulo chamou de armas da carne. São elas: manipulação, mexericos, difamação, ridicularizarão, ameaças, vergonha, murmuração, decepção e silêncio. Quando as usamos, acabamos num círculo vicioso de retribuir "mal com mal" e isso é o mesmo que tentar lutar com um gamba a usar o mau cheiro - todos saem a perder!
Aprenda a usar as armas espirituais (2Coríntios 10.4). A Bíblia diz que a oração é uma arma forte. Depois que vestimos toda a armadura de Deus, devemos orar "... no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica..." (Efésios 6.18). Muitos cristãos nunca pensaram em orar juntos, quando surge uma discussão. Ainda assim, a oração nos faz pensar em quem Deus é e de quem somos filhos. Ela leva qualquer discussão há uma perspectiva divina.

O perdão é outra arma espiritual. Seu poder é maior do que qualquer coisa que o inimigo possa usar contra  você. Deus ordena que perdoemos os outros da mesma forma como fomos perdoados (Mateus 6.12).

Para andarmos juntos, nem sempre temos de concordar em tudo. O versículo de hoje diz: "... concordem uns com os outros no que falam". Numa orquestra há uma enorme diferença entre o som uníssono e a harmonia. Se todos os músicos tocassem em uníssono o tempo todo, a música ficaria bastante monótona. É a  harmonia que cria a beleza da música. São diferentes músicos a tocar instrumentos diversos e em notas diferentes, mas todos sob a direção de um só maestro. O alvo de cada músico não é tocar mais alto que os outros, nem terminar a peça primeiro. O objetivo e "que todos estejam unidos num só pensamento e em um só parecer". Quando isso acontece, a música é celestial.




                                        PARA PENSAR:
Lute pelo amor e não pela vitória.

                         VERSÍCULO PARA MEDITAR:
"Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico  a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. (1 Coríntios  1.10)

                         QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Se há um conflito não resolvido entre você e um irmão ou irmã em Cristo, o que você fará para buscar a reconciliação?

40 Dias de Comunidade, tema: "Juntos somos melhores" (Eclesiastes 4.9).
Tema da 3ª Semana: "Somos escolhidos para ter comunhão" (Romanos 12.5).
Propósito 2: Comunhão
Devocional  19, dia 26 de Janeiro_12: "Acertando-nos uns com os outros (1 Coríntios 1.10).
Autor: Rick Warren

Sem comentários:

Enviar um comentário