Sendo honestos uns com os outros

"Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo". (Efésios 4.25).

A honestidade fortalece a comunhão.

A honestidade aprofunda nossos relacionamentos, permitindo que sejamos transparentes uns com os outros (Provérbios 24.26). Ela mantém nossa comunidade aberta e autêntica, dando-nos liberdade para falar a verdade em amor (Efésios 4.15, ARA) na medida em que colocamos em prática a vida íntegra (Tito 2.7). A honestidade conserva-nos sensíveis à orientação do Espírito Santo (João 16.13) e ajuda-nos a lutar com enganos que poderiam corromper nossa vida em Cristo (2Coríntios 10.5).

Ela requer que digamos realmente o que fazemos e vice-versa (Mateus 5.37). Temos de demonstrar em público a mesma honestidade que temos quando sozinhos (Atos 20.20) e ter compromisso com a única verdade (João 14.6).

Não pode mais haver mentiras entre nós. Como novas criaturas em Cristo, fomos tirados de nosso velho eu, e por isso não devemos mais mentir uns aos outros (Colossenses 3.9). O Diabo é o pai da mentira: "Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele [...] Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira" (João 8.44). As pessoas que se afastam da verdade são pecadoras e más (Romanos 1.18), mas conhecemos a verdade e ela nos libertou (João 8.32).

Há dois tipos de mentiras:

  • Mentira efetiva: Fazer uma declaração falsa. A Bíblia diz que devemos "abandonar a mentira e falar a verdade" (Efésios 4.25). Não queremos nos tornar mentirosos como os que mentiram tanto e tão bem por muito tempo que já perderam a capacidade de perceber a verdade (1Timóteo 4.2) e enxergam-na apenas como uma recordação distante (1Timóteo 6.5).
  • Mentira por omissão: Não dizer toda a verdade, ou fingir-se não ver o engano dos outros. Essas mentiras são características da fala mansa usada na época de Paulo para conseguir acesso às casas de mulheres instáveis, sobrecarregadas de pecados (2Timóteo 3.6), com o propósito de tirar vantagem delas. "Quem repreende o próximo obterá por fim mais favor do que aquele que só sabe bajular" (Provérbios 28.23). Honramos um ao outro quando respondemos com honestidade (Provérbios 24.26). Não deve mais existir falsidade entre nós.
"Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamos à consciência de todos, diante de Deus" (2Coríntios 4.2).

Não há necessidade de "ler nas entrelinhas, ou procurar por significados ocultos", porque falamos de forma "franca e sincera" (2Coríntios 1.13).

De fato, temos de destruir "argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e [levar] todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo" (2Coríntios 10.5).

Por outro lado, a desonestidade pode poluir nossa vida comunitária e dificultar o desenvolvimento da confiança profunda entre nós (Lucas 16.10). Talvez consideremos que, em alguns casos, não manter a palavra seja algo sem importância, mas não cumpri-la trará problemas à congregação. O Novo Testamento regista um incidente na igreja da Galácia quando o apóstolo Pedro não fez o que disse a alguns novos cristãos (Gálatas 2.12). Suas ações ameaçaram a fé da congregação que tinha muitos novos convertidos. Paulo confrontou-o face a face porque, sem dúvida, ele saíra da linha (Gálatas 2.11).

"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas" (Filipenses 4.8).

Deus dirá um dia: "... toda língua confessará que sou Deus" (Romanos 14.11).



PARA PENSAR:
A honestidade fortalece a comunhão.

VERSÍCULO PARA MEDITAR:
"Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo". (Efésios 4.25).

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Com qual tentação você tem de lutar mais: mentira efetiva ou mentira por omissão?


40 Dias de Comunidade, tema: "Juntos somos melhores" (Eclesiastes 4.9).
Tema da 3ª Semana: "Somos escolhidos para ter comunhão" (Romanos 12.5).
Propósito 2: Comunhão
Devocional  21, dia 28 de Janeiro_12: "Sendo honestos uns com os outros" (Efésios 4.25).
Autor: Rick Warren

Sem comentários:

Enviar um comentário