Sendo pacientes uns com os outros

"... sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor". (Efésios 4.2)

Quanto mais compreendemos, mais pacientes nos tornamos.

Quando enxergamos a dor que está por trás da raiva, ou a razão por trás de determinado comportamento, conseguimos ser mais tolerantes com as faltas uns dos outros. A capacidade de ser compreensivo é sinal de paciência (Provérbios 14.29). A Bíblia ensina que: "A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas". (Provérbios 19.11).

Ao enfrentarmos um desafio à nossa paciência, devemos nos lembrar de que Deus nunca nos pedirá para sermos mais pacientes do que conseguimos. O apóstolo Paulo usa sua própria vida como exemplo quando diz: "... para que em mim [...] Cristo Jesus demonstrasse toda grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna" (1Timóteo 1.16). Ao conectarmos nossa paciência à de Cristo, conseguimos ceder mais espaço aos outros; concordamos melhor com a sabedoria que diz que o amor é paciente (1Coríntios 13.4), e que impaciência não é amor.

Precisamos ser pacientes uns com os outros porque Deus criou cada um com capacidade distintas, designando-nos para uma diferente missão na vida. Todos temos, histórias diferentes e estamos em estágios diferentes em nossa caminhada espiritual com Jesus.

Praticar a paciência eleva suas perspectivas, ajuda-o a ver nossa diversidade como ponto forte e não como sinal de fraqueza.

O apóstolo Paulo escreveu: "Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos", (Romanos 14.1).

Trabalhem para desenvolver paciência o tempo todo. Qualquer um pode ser paciente quando é conveniente - entretanto, é muito mais difícil ter paciência quando resta pouco tempo para fazer tudo o que é preciso ou quando se comete o mesmo erro pela terceira vez na mesma semana. Se paciente tem seu preço; temos de abrir mão de nossos compromissos e direitos a fim de receber os outros de braços abertos.

Uma das atitudes mais práticas na conquista da verdadeira paciência é aprender a ouvir. Isso significa mais do que somente escutar alguém; trata-se de ouvir cuidadosa e completamente. A Bíblia diz: "Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha", (Provérbios 18.13). Está bem claro! Quer dizer que não deveríamos concluir nada sobre o que alguém fez, ou sobre o que ouvimos, antes de saber a história toda. Deus nos criou com dois ouvidos e uma só boca, talvez para nos dizer que devemos ouvir duas vezes mais do que falar.

Fala a si mesmo estas perguntas:
  • O que me deixa impaciente?
  • O que minha impaciência demonstra a respeito de minhas prioridades?
  • Como posso compreender melhor as pessoas que me deixam impaciente?
  • Tenho investido tempo para ouvir a história toda?
  • Em que áreas as pessoas têm de ser pacientes comigo?
  • Tenho demonstrado graça aos outros da maneira que gostaria de recebê-la?
Lemos em 1Coríntios 13.4: "O amor é paciente, o amor é bondoso". Isso quer dizer que ele suporta muitas coisas durante muito tempo. Da próxima vez que sua paciência atingir o limite, lembre-se quão paciente e compreensivo Cristo tem sido consigo.

PARA PENSAR:
Quanto mais compreendemos, mais pacientes nos tornamos.

VERSÍCULO PARA MEDITAR:
"... sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor", (Efésios 4.2).

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
O que você pode fazer para tornar-se mais paciente com aqueles que estão à sua volta?


40 Dias de Comunidade, tema: "Juntos somos melhores" (Eclesiastes 4.9).
Tema da 3ª Semana: "Somos escolhidos para ter comunhão" (Romanos 12.5).
Propósito 2: Comunhão
Devocional  20, dia 27 de Janeiro_12: "Sendo pacientes uns com os outros" (Efésios 4.2).
Autor: Rick Warren

Sem comentários:

Enviar um comentário