Comprometendo-nos uns com os outros

"... esforcemos-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua". (Romanos 14.19).

Comunidade se forma por meio de compromisso.

Numa comunidade cristã saudável, todos se comprometem a amar uns aos outros, trabalhar juntos e manter-se unidos. A Bíblia diz: "O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores" (Tiago 3.18).

Isso ultrapassa a superficialidade, pois abandona a abordagem "cada um por si" e alcança boa convivência com os outros. Significa que valorizamos cada indivíduo de nosso pequeno grupo, pois entendemos que cada um foi criado por Deus e é recipiente de sua graça, que assumimos um compromisso de realmente participar da vida um do outro, pois fomos "... chamados para viver em paz, como membros de um só corpo." (Colossenses 3.15).

Deus nos criou para esse tipo de compromisso; ele está comprometido conosco e espera que nos comprometemos com Ele e uns com os outros, (2Coríntios 8.5). É plano de Deus que definamos nossa vida por meio de compromissos: casamento, filhos, trabalho, igreja.

Construir uma comunidade comprometida leva tempo: temos de conviver além de encontros semanais e fazer de "uns aos outros" uma prioridade -  a compartilhar a vida enquanto tomamos um cafezinho, depois do trabalho, num campo de futebol, no hospital; avançar numa amizade superficial e tornar-se "amigo mais apegado que um irmão" (Provérbios 18.24). Devemos focalizar a qualidade em nossos relacionamentos e não a quantidade. Não precisamos ter muitos amigos nesta vida, mas alguns poucos e bons. Comprometer-se significa:

  • Amar, não importa o que aconteça. Devemos amar e apoiar uns aos outros continuamente e não apenas quando for conveniente (Provérbios 17.17); devemos amar todas pessoas, mesmo quando errarem, e não apenas quando as considerar-mos amáveis (Romanos 5.8).
  • Estar presente. Um sinal básico de compromisso é simplesmente aparecer. Nossa  mera presença é fonte de encorajamento (Hebreus 10.25), mas estar presente significa também estar ativamente engajado na vida dos outros. Jim Elliot, missionário martirizado, disse certa vez: "Onde quer que estiverem, estejam todos lá".
  • Auxiliar. Deus deu a cada um, habilidade especiais com o propósito de que as compartilhássemos mutuamente: "A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum" (1Coríntios 12.7). Nossa igreja e nosso pequeno grupo ficam empobrecidos se não usamos liberalmente nosso dons espirituais, visando ao bem comum. Compromisso significa que nos reconhecemos como partes que trabalham juntas num grande corpo (Romanos 12.4,5).
Com quem ou com o quê você assumiu compromisso? Você já se aproximou de alguém, que não seu cônjuge, para afirmar: "Quero que saiba que estarei a seu lado para o que der e vier?" Já assumiu conscientemente um compromisso com alguém dizendo: "Quero fazer nossa amizade crescer?" Que tal fazer isso em seu pequeno grupo nesta semana?


PARA PENSAR:
Comunidade se forma por meio de compromisso

VERSÍCULO PARA MEDITAR:
"... esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua." (Romanos 14.19).

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:

Se você perguntasse a um amigo próximo com o quê ou com quem você está comprometido, o que ele responderia?


Campanha 40 dia de comunidade: "Juntos somos melhores" (Provérbios 4.9)
Tema da 3ª Semana: "Somos escolhidos para ter comunhão" (Romanos 12.5)
Devocional do dia 23 de Janeiro_12: "Comprometendo-nos uns com os outros" (Romanos 14.19)
Autor: Rick Warren

Sem comentários:

Enviar um comentário