Igreja Evangélica Comunhão Plena: Devocionário 38 - Obstáculo na oração

Igreja Evangélica Comunhão Plena: Devocionário 38 - Obstáculo na oração: "Campanha 40 Dias Oração e jejum, chave mestra para o impossível Devocionário 38 Terça-feira, 7 de Junho de 2011 A religião é para ser v..."

Devocionário 38 - Obstáculo na oração

Campanha 40 Dias
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 38
Terça-feira, 7 de Junho de 2011




A religião é para ser vivida.
A religião cristã deve ser vivida no seu todo, e ela tem sua base no ensino de Jesus Cristo. Todo ensino deixado por Cristo se encontra na sua palavra, a Bíblia Sagrada. Em nossa comunidade estamos a viver nestes dias, uma jornada de 40 dias de oração e jejum. Tem sido dias de muitos aprendizado respeito da oração e do jejum. Hoje vamos falar sobre obstáculo à oração, que são vários, contudo, vamos falar apenas de um que tem afligido nossas famílias, e que não tem sido observado.

Peço-vos que leiam todo o trecho de 1Pedro 3.1-7. Este trecho trata de um problema de relacionamento familiar, esposo e esposa. O último versículo termina assim: "... para que não sejam impedidas as vossas orações" (1Pedro 3.7). As orações de quem? As orações do esposo e da esposa. Quantos crentes que passam a vida a orar e a jejuar, a pedirem a Deus pela salvação do seu cônjuge, contudo, no dia-a-dia, não relacionam bem com o seu companheiro. 

Os versos de 1 até ao 6, tratam do relacionamento da mulher para com o seu esposo. Chama a atenção da esposa para: a sua submissão ao seu esposo (Verso 1); para que se preocupe mais com a salvação dele, do que com sua própria aparência (Verso 3); ainda fala sobre o seu caráter interior (Verso 4) "... um espírito manso e quieto..."

O verso 7, é dedicado ao trato devido que o homem deve dedicar à sua esposa. Apenas um versículo, contudo, há aqui três coisas que o esposo deve cuidar em relação a sua esposa. Primeiramente, deve demonstrar consideração e compreensão, convivendo com sua esposa com amor e em harmonia com a Palavra de Deus, conforme (Efésios 5.25-33; Colossenses 3.19). Em segundo lugar, o esposo deve demonstrar respeito como co-herdeiros da graça de Deus e da salvação. Ela como vaso mais frágil, deve ser honrada, sustentada, ajudada e protegida. Por fim, em terceiro lugar, o esposo deve evitar qualquer tratamento injusto e impróprio para com ela. 

Conclusão, se queremos ver as nossas orações atendidas, é melhor que, antes de qualquer coisa tenhamos uma vida de bons relacionamentos, sobretudo, com aqueles que são nossos domésticos na fé. Como disse no princípio, a religião cristã é para ser vivida no seu todo, e ela tem como base de ensino, a Bíblia Sagrada. Não tente por outras vias, não vale a pena.

Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contatos: (00351) 210157617; 960111385

Igreja Evangélica Comunhão Plena: Devocionário 37 - O crente e a oração

Igreja Evangélica Comunhão Plena: Devocionário 37 - O crente e a oração: "Campanha 40 Dias Oração e jejum, chave mestra para o impossível Devocionário 37 Segunda-feira, 6 de Junho de 2011 'Orai sem cessar' (1Te..."

Devocionário 37 - O crente e a oração

Campanha 40 Dias
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 37
Segunda-feira, 6 de Junho de 2011



"Orai sem cessar" (1Tessalonissenses 5.17)


Nós e a oração.
A vida do crente em oração é uma maravilha. São tantas experiências, que a cada dia crescemos mais e mais nesta jornada.

A oração é um veículo que, por meio dela somos transportados até a presença do Pai, glória a Deus.

Transportados pela oração à sublime presença do nosso Pai Celestial, neste lugar, recebemos proteção, sustento, companheirismo. Contudo, há mais a que se fazer por meio da oração, que  passo a listar aqui abaixo.

Por meio da oração nós podemos pedir ao Pai:
  • Em favor de nós mesmos, conforme Salmos 40.1,2 o salmista deixa claro que esteve a orar por si mesmo; 
  • Oramos por nossos amigos, famílias, "... orai uns pelos outros" (Tiago 5.16);
  • Podemos orar especificamente pelos servos do Senhor ocupados em sua obra missionária "... rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós" (1Tessalonissenses 3.1);
  • Podemos orar por toda gente, independente de sua raça, sexo ou posição social, "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens" (1Timóteo 2.1).
  • Somos é ensinados nas escrituras, que devemos orar até mesmo por nossos inimigos, "bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam" (Lucas 6.28).
Não vamos limitar o tempo de oração, vamos aproveita-lo ao máximo. Quando estiveres na presença do Pai em oração, poderás levar consigo algumas pessoas, não terás que pagar mais por isto, tens que querer.



Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contatos: (00351) 210157617; 960111385

Igreja Evangélica Comunhão Plena: Devocionário 36 - Breves momentos com Deus

Igreja Evangélica Comunhão Plena: Devocionário 36 - Breves momentos com Deus: "Campanha 40 Dias Oração e jejum, chave mestra para o impossível Devocionário 36 Domingo, 5 de Junho de 2011 Na devocional de ontem, estu..."

Devocionário 36 - Breves momentos com Deus

Campanha 40 Dias
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 36
Domingo, 5 de Junho de 2011



Na devocional de ontem, estudamos sobre Neemias, vimos que ele era um homem de oração, procurava resolver seus problemas sempre após orar a Deus por direção em tudo que fosse fazer. As vezes a sua oração durava dias, em outras ocasiões, enquanto falava com alguma pessoa, orava a Deus antes de dar qualquer resposta. Com isto, observamos que, Neemias para além de orar em períodos longos, também fazia orações rápidas.

A seguir, vamos observar que houve várias pessoas que não tiveram tempo para fazer longas orações, como é o caso do salmista que clamou por salvação, (Salmos 6.4); Vejamos outras orações breves:

Sonda-me! Salmo 139.23;
Lava-me! Salmo 51.7;
Mostre-me a Tua glória! Êxodo 33.18;
Envia-me a mim! Isaias 6.1;
Lembra-te de mim! Lucas 23.42;
Dá-me forças! Juízes 16.28.

Foram orações breves, e que Deus as ouviu e atendeu. Louvemos a Deus, pois atende as nossas orações, não pelo muito falar, mas quando nos dirigimos a Ele de todo o coração.




Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contatos: (00351) 210157617; 960111385

Igreja Evangélica Comunhão Plena: Devocionário 35 - Sem tempo para orar

Igreja Evangélica Comunhão Plena: Devocionário 35 - Sem tempo para orar: "Campanha 40 Dias Oração e jejum, chave mestra para o impossível Devocionário 35 Sábado, 4 de Junho de 2011 A oração é uma ferramenta tre..."

Devocionário 35 - Sem tempo para orar

Campanha 40 Dias
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 35
Sábado, 4 de Junho de 2011



A oração é uma ferramenta tremenda, não há barreiras que possa impedir que uma oração chegue na  presença de Deus. Nada pode impedir um crente orar, é por este motivo que Jesus nos manda orar sempre, juntamente com o Apóstolo Paulo.

Para já, a oração não necessita de voz audível, podemos orar apenas em pensamento, pois Deus a quem oramos é omnisciente. Uma pessoa que sabia bem deste segredo, e que, não perdeu tempo, foi Neemias.

Encontramos Neemias a orar em diversas ocasiões. Logo no capítulo 1 de seu livro, quando recebe uma notícia nada feliz, a disposição deste homem é espontânea, orar. No capítulo 2.4, há uma destas orações de Neemias que quero chamar a atenção.

"... Então, orei ao Deus dos céus" (Neemias 2.4).

Uma rápida oração. Se observarmos aqui, Neemias esta no meio de uma conversa com o rei quando sem tempo, profere esta oração.

O contexto diz que, o rei Artaxerxes, vê o semblante de Neemias triste, ao que pergunta, o que esta a se passar, e Neemias explica-lhe que o estado em que se encontra a sua terra natal era o motivo da sua tristeza. O rei sensibilizado, coloca-se a disposição para ajudá-lo: "... Que me pedes agora?" (Neemias 2.4). Neemias não perde tempo, ora a Deus antes de dar uma resposta ao rei. 

Quero chamar a atenção aqui que, há sempre uma oportunidade para uma oração. Antes de dar qualquer resposta a qualquer questão, vamos fazer como fez Neemias, vamos orar.



Pr. Gilvan Alexandre
Igreja Evangélica Comunhão Plena
Contatos: (00351) 210157617; 960111385

Igreja Evangélica Comunhão Plena: Devocionário 34 - Como devo orar

Igreja Evangélica Comunhão Plena: Devocionário 34 - Como devo orar: "Campanha 40 Dias Oração e jejum, chave mestra para o impossível Devocionário 34 Sexta-feira, 3 de Junho de 2011 Como devo orar Ola irmão..."

Devocionário 34 - Como devo orar


Campanha 40 Dias
Oração e jejum, chave mestra para o impossível
Devocionário 34
Sexta-feira, 3 de Junho de 2011


Como devo orar
Ola irmãos quero  saudá-los com a paz do senhor, fico lisonjeado em poder contribuir e, ao mesmo tempo participar desse momento tão singular e substancial para a vida da Igreja, lembrando que para o nosso DEUS não existe espaço nem tempo para poder realizar sua vontade.
O objetivo aqui é: apreciar a oração como fonte de comunhão com DEUS.
Quero tomar como base para esta devocional o texto de (Génesis 12.7,8) que diz:
"Apareceu o Senhor a Abrão, e disse: Á tua semente darei esta terra. Abrão edificou ali um altar ao Senhor,que lhe aparecera".
Dali passou para o monte ao Oriente em batel, e armou sua tenda tendo Betel ao Ocidente e Ai ao Oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

QUE SIGNIFICA INVOCAR O NOME DO SENHOR?
Não é difícil para perceber tamanha preocupação de Abraão em ter que atender o chamado de DEUS, visto que sua condição era de uma pessoa abastada, materialmente não lhe faltava nada, mas o que podemos depreender do texto é uma questão de relacionamento e como podemos ver, isso parte do próprio DEUS, não fostes vós que me escolheste, mas eu vos escolhi a vós.
Este texto significa na linguagem hebraica que a invocação de Abraão não foi simplesmente uma Oração. em terras estranhas, sozinho em meio a idolatria de seus habitantes, Abraão agora não se conforma simplesmente em orar em silêncio, mas ele levanta um clamor em alta voz ao nome do senhor.
Abraão clama ao Senhor declarando sua natureza divina e caráter santo, como alguém que necessitava, e que precisava desesperadamente de seu favor. Invocar em alta voz, que lição aprendemos com nosso pai na fé, precisamos invocar a Deus em alta voz, este é o nosso desafio não desanime Deus tem o melhor para você. Que haja um avivamento, um mover de Deus em nosso meio com salvação de almas, com curas divinas e um desejo de proclamar sua justiça. Que possamos dizer como Abraão, estou aqui DEUS.
Chegou a nossa vez, somos filhos de Abraão, fazemos parte desta promessa, portanto, não limitamos nossa capacidade de orar, precisamos clamar em alta voz sem receio, e declarar como Davi: DE TARDE, DE MANHÃ E AO MEIO DIA, ORA e CLAMA, E ELE HOUVE A MINHA VOZ (Salmo 55:17). Que a paz de DEUS que excede todo entendimento esteja com todos. É preciso clamar. Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que ainda não sabes.

Pb. Givanildo Alexandre
Igreja Evangélica Assembleia de Deus
(Ministério Madureira Guarulhos - Brasil)