Todos os crentes se reuniam constantemente e repartiam tudo uns com os outros.
(Atos 2.44 BV)
Você tem mais a compartilhar do que imagina.
A igreja do primeiro século entendeu isso; sua vida em comunidade é descrita em (Atos 2.44 BV). Se qualquer pessoa da congregação tivesse uma necessidade, todos se mobilizavam juntos para supri-la. Alguns crentes foram dirigidos pelo Espírito Santo para vender suas propriedades e dar o dinheiro aos que necessitavam. (Atos 4.34-35).
Isso não é comunismo; é comunidade. Significa admitir que conservar mais do que poderíamos necessitar, é “agir errado” (2Reis 7.8-9), e que devemos “administrar fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (1Pedro 4.10). Tudo o que temos é uma “dádiva perfeita” (Tiago 1.17) e vem do nosso Pai celestial, que derrama sobre nós todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais porque pertencemos a Cristo (Efésios 1.3). Doamos generosamente porque Deus nos dá generosamente.
Talvez você não tenha muito dinheiro para doar, mas pode dar seu tempo e talentos; isso representa grande parte da generosidade. Mas você pode ser generoso com a fartura de seus bens. Por exemplo:
- Roupas de bebê guardadas no armário.
- Um computador usado.
- Ingresso extra para um evento esportivo.
- Milhas de vôo acumuladas.
- Dois presentes iguais recebidos no casamento.
Imagine quanta coisa você poderia fazer ao abençoar os outros, se simplesmente fizesse um faxina em seus armários e passasse adiante sua fartura – dar aos outros aquilo que você não usa, porque eles irão usar. Quando você passa adiante esses itens, está a servir de modelo ao amor incondicional, que doa aos outros liberalmente, sem cobranças. Mas há um ponto importante: você não tem que doar algo para exercer ou compartilhar! Você pode ser rico, no sentido de possuir muitas coisas que pode emprestar aos outros. Qualquer pessoa pode dispor de coisas para compartilhar, até mesmo:
- Uma garagem lotada com ferramentas;
- Uma casa de férias que está vazia;
- O carro que não está a ser utilizado no momento;
- Um móvel encostado no canto da casa;
- Pratos que estão no fundo do armário, que não usamos.
Quando não dividimos, impedimos a comunidade de crentes de experimentar a benção completa de Deus, e estamos a ser maus mordomos de tudo o que Deus têm nos dado. Isso quer dizer que algumas dádivas de Deus não têm sido usadas em toda a extensão possível. E, principalmente, estamos a roubar de nós mesmos à alegria de viver de maneira generosa entre nossos irmãos e irmãs.
Há uma outra razão pela qual precisamos aprender a ser generosos uns com os outros: isso edifica nossa fé para sermos generosos com o mundo. Cerca de três bilhões de pessoas, quase a metade do mundo, vivem com menos de US$ 2 por dia. Seu Pequeno Grupo poderia reformular a vida de uma vila inteira em um país do Terceiro Mundo, se vivesse de forma generosa. Se economizarmos em coisas como lanches e roupas, com um propósito específico, podemos levantar o suficiente para o sustento de uma vila em um país do Terceiro Mundo por um mês!
Aqui estão algumas características que devemos desenvolver na medida em que aprendemos a ser generosos:
- Lembrar que tudo pertence a Deus. Nossa colheita vem de Deus, de quem vem inclusive a semente para crescer na lavoura: “Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça” (2Coríntios 9.10).
PARA PENSAR:
Você tem mais a compartilhar do que imagina.
VERSÍCULO PARA MEDITAR:
“Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus, ama quem dá com alegria”. (2Coríntios 9.7)
QUESTÃO A CONSIDERAR:
O quanto você se prende a seus bens materiais?
Você os possui ou eles possuem você?
40 Dias de Comunidade, tema: "Juntos somos melhores" (Eclesiastes 4.9).
Tema da 5ª Semana: "Somos chamados para servir juntos" (Gálatas 6.2).
Propósito 4: Servir – Diaconia
Devocional 31, dia 07 de Fevereiro_12: "Sendo generosos uns aos outros" (Atos 2.44).
Autor: Rick Warren
Sem comentários:
Enviar um comentário