OFERTANDO JUNTOS

“Todos os domingos, cada um deve pôr de lado, em sua casa, uma parte daquilo que conseguiu juntar, para não haver necessidade de andarem a fazer peditórios quando eu chegar”. (1Coríntios 16.2 BPT)

Retribuir a Deus é o coração da adoração.

Talvez você fique surpreso ao saber que Jesus ensinou mais a respeito de dinheiro e posses do que de céu ou inferno. A palavra “dar”, é usado mais de 1.500 vezes na Bíblia, mais do que palavras como fé, esperança, amor e oração. Por quê? Obviamente, Deus não precisa de nosso dinheiro. Ele não é pobre. Mas Deus quer que sejamos como Ele, e, isso só acontecerá se aprendermos a ser generosos. Deus é um doador – o mais generoso de todo o universo. Tudo o que você tem é dádiva Dele! (1Crônicas 29.14).

Em muitas igrejas o momento da oferta é o ponto menos importante do culto. É ignorado, tolerado ou até motivo de ressentimento para muitos. Mas a Bíblia ensina que Deus quer que nossas ofertas sejam uma expressão de culto profundamente significativa, em três dimensões – passado, presente e futuro.

Primeiro, minha oferta expressa gratidão a Deus pelo passado. “Agradecimento” e “oferta” andam juntos. Quando entregamos a Deus, expressamos nossa apreciação a Ele por todas as maneiras com as quais nos abençoou. Estamos a dizer: “Deus, estamos gratos por tudo o que tens feito em nossas vidas e amamos-te”. É por isso que você nunca deve ofertar sob pressão. Deus quer que sua doação seja motivada pela gratidão. A Bíblia diz: “Que cada um dê conforme julgar b em na sua consciência. E não chorem aquilo que dão, nem dêem de má vontade. Pois quem dá com alegria agrada a Deus.” (2Coríntios 9.7). Alguns versículos depois, lemos: “... E os que experimentam a vossa generosidade hão-de dar graças a Deus” (2Coríntios 9.11 BPT).

Segundo, minha oferta expressa minha prioridade no presente. “A finalidade dos dízimos é ensinar vocês a temerem sempre o Senhor, dando sempre a Deus o primeiro lugar nas suas vidas” (Deuteronómio 14.23b, BV). Se você quer saber o que a pessoa realmente valoriza, de uma olhada em sua agenda e em seu livro de cheques. A maneira como as pessoas utilizam seu tempo e dinheiro revela o que é realmente importante para elas. É fácil declarar que amamos a Deus, mas a Bíblia afirma que nossa oferta testa a sinceridade de nosso amor (2Coríntios 8.8). Quando damos a primeira parte de nosso ganho a Deus, no primeiro dia da semana, fica evidenciado que Deus ocupa o primeiro lugar em nossos corações. Jesus disse: “Onde estiver a vossa riqueza, aí também estará o vosso coração” (Mateus 6.21).

Terceiro, minha oferta expressa a minha fé em Deus quanto ao futuro. Deus encara o que ofereço como um teste […] Ponham-me à prova, diz o Senhor dos Exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las”. Deus diz: “Desafio-os a confiar na promessa de que vou cuidar de vocês se me colocarem em primeiro lugar em suas finanças. Vocês confiarão em mim? Sempre me surpreendo com o fato de que muitas pessoas estão dispostas a confiar em Deus no que diz respeito à sua salvação eterna, mas não confiam nele o suficiente para entregar o dízimo.

No versículo de hoje, Paulo dá três características da adoração através das ofertas:
  • Oferta semanal: “No primeiro dia da semana…” Deus quer que nossa oferta seja sistemática. Por que no Domingo? Ofertar é um ato de adoração, algo para ser entregue no lugar onde se presta culto e quando você prestar culto!
  • Oferta Programada: “…cada um de vocês deve separar alguma coisa do que ganhou...” Isso requer uma reflexão. Deus não quer que sua oferta seja precipitada, sem pensar, impulsiva. Quer que você pense a respeito do que está a dar.
  • Oferta proporcional: “... de acordo com sua renda...” (1Coríntios 16.2). Dar o dízimo é entregar 10% do que Deus ajudou você a ganhar. Ele não olha para a quantia que esta a ofertar, olha para o quanto você tem e sua atitude com relação ao ato de ofertar.

 Quando você se preparar para o culto de adoração, reflita sobre a possibilidade de levar uma oferta de gratidão a Deus por tudo o que tem feito em sua vida, em seu Pequeno Grupo e em sua igreja, durante as últimas semanas.



PARA PENSAR:
Retribuir a Deus o coração da adoração.

VERSÍCULO PARA MEDITAR:
“Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. (Mateus 6.21)

QUESTÃO A CONSIDERAR:
O que as minhas ofertas tem revelado sobre as motivações do meu coração?


40 Dias de Comunidade, tema: "Juntos somos melhores" (Eclesiastes 4.9).
Tema da 6ª Semana: "Somos criados para adorar juntos" (Salmos 34.3).
Propósito 5:  Adoração
Devocional 39 dia 15 de Fevereiro_12: "Ofertando juntos” ( 1Coríntios 16.2)
Autor:  Rick Warren



Sem comentários:

Enviar um comentário