ORANDO JUNTOS

Eles sempre se reuniam todos juntos para orar... (Atos 1.14 BTLH) 

Deus sempre quis que nossa oração fosse uma prioridade e não um acréscimo.

Em muitas Igrejas e Pequenos Grupos, a oração é como cantar o hino nacional em um evento desportivo: não pensaríamos nunca começar sem fazê-lo, mas não tem a menor relevância para o evento principal. Os cristãos do primeiro século se reuniam para orar continuamente (Atos 1.14). A Bíblia diz que devemos nos dedicar à oração, “estejam alertas e sejam agradecidos” (Colossenses 4.2).

A oração dá as boas vindas à presença e ao poder de Deus nas circunstâncias da nossa vida e do grupo. Em nossa maioria, sabemos que isso é verdade, mas mesmo assim, quando chega o momento de colocar em prática, a oração fica marginalizada. Muitos cristãos têm um sentimento de culpa e inadequação quando alguém se refere a vida de oração.

Mas, sejamos honestos, ser dedicado à oração e aprender a orar em comunidade não é fácil. É interessante notar que a única vez em que os discípulos pediram a Jesus que lhes ensinasse algo, foi quando disseram: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11.1).

Temos aqui algumas sugestões que podem trazer mais motivação para a vida de oração de seu Pequeno Grupo:

Primeiramente, façam da oração uma prioridade nas reuniões. Em Atos 4, quando os apóstolos foram presos e ameaçados injustamente, não levantaram um protesto. Não deram início a abaixo assinado ou a uma campanha. Não usaram armas políticas. Em vez disso, convocaram uma reunião de oração. Não demorou muito para que o lugar onde estavam reunidos para orar começasse a tremer, literalmente, por causa do poder de Deus.

Pare um momento e reflita sobre o fato de que o Deus do Universo quer ouvir você e seu grupo. “Pois, que grande nação tem um Deus tão próximo como o Senhor, o nosso Deus?” (Deuteronômio 4.7) A Bíblia também afirma que nós podemos ter a ousadia de ir à presença de Deus sabendo que Ele é um Pai bondoso que tem prazer em satisfazer as necessidades de Seus filhos: “Por isso tenhamos confiança e cheguem perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda” (Hebreus 4.16 NTLH).

Então, o que aconteceria se seu grupo fizesse da oração uma prioridade? Talvez seja uma questão de discutir em grupo. Além disso, o que você pode fazer para aumentar a visão sobre a oração em seu grupo?

Em segundo lugar, faça com que todos participem do oração em grupo. poder quando se ora um pelo outro, mas também quando se ora um com o outro. Se seu grupo é como muitos, deve haver uma ou duas pessoas que se sentem à vontade para orar em voz alta. Assim, acaba se tornando uma expectativa não verbalizada de que esses membros do grupo estão com a tarefa de orar sempre.

Se seu grupo quer realmente abraçar a ideia da oração comunitária, é importante envolver a todos. Se você não se sente à vontade para orar em voz alta no grupo, temos algumas sugestões para mudar isso: 
  • Comece devagar. Seu primeiro passo pode não ser com a oração que encerra a reunião de estudo no Grupo. O primeiro passo pode ser apenas uma oração de uma só frase.
  • Seja autêntico. Você não precisa usar uma voz diferente ou determinadas palavras. Apenas fale com Deus como quando você fala com um bom amigo. Não há “maneira certa” de orar.
  • Concentre-se em Deus e não nos outros. Afinal de contas você está a orar para Deus. Ele está interessado em seu coração e não na eloquência de suas palavras.

 Em terceiro lugar, compartilhe suas necessidades reais com o grupo, para que orem. Esta é uma das grandes vantagens de se orar no Pequeno Grupo. Na reunião da igreja no culto, ou numa reunião de oração onde não conhecemos todas as pessoas, não é possível compartilhar nossas necessidades mais íntimas para que orem. No entanto, quando estamos num círculo fechado de amigos que nos amam, temos mais abertura para compartilhar as reais necessidades. Somente quando compartilhamos especificamente é que nosso grupo pode orar especificamente - isso nos ajuda a enxergar como Deus responde especificamente também.

Em quarto lugar, aprenda a orar “na hora”. Quando alguém compartilha uma necessidade, uma crise ou um motivo de louvor crie o hábito de parar naquele momento e orar com a pessoa. As lágrimas de alguém são, normalmente, o convite de Deus para que seu grupo pare e ore. Algumas vezes, o principal objetivo a ser alcançado na reunião de seu grupo é esse abraço carinhoso em torno de alguém que está em necessidade e orar junto com ele ou ela.

Orar em grupo é um dos grandes privilégios que temos como membros da igreja de Cristo. Sejamos pessoas que aproveitem completamente esse privilégio.


PARA PENSAR:
Quando seu grupo ora junto, sua fé se fortalece ao ver o poder de Deus ser liberado.

VERSÍCULO PARA MEDITAR:
“Eles sempre se reuniam todos juntos para orar...” (Atos 1.14).

QUESTÃO A CONSIDERAR:
A oração ocupa uma posição prioritária na vida de seu grupo?


40 Dias de Comunidade, tema: "Juntos somos melhores" (Eclesiastes 4.9).
Tema da 6ª Semana: "Somos criados para adorar juntos" (Salmos 34.3).
Propósito 5:  Adoração
Devocional 38, dia 14 de Fevereiro_12: "Orando juntos" (Atos 1.14).
Autor:  Rick Warren



1 comentário:

  1. Medo de orar em voz alta num grupo? Ninguém irá forçar-nos a orar em voz alta (Se fizerem isso, talvez possamos estar no grupo errado!). Entretanto, ao escutar outras pessoas compartilhando os seus corações diante de Deus, surpreende-mo-nos com o que o Espírito nos pode solicitar a fazer. Semana após semana, à medida que os membros do grupo compartilham respostas de oração, crescemos na nossa própria capacidade pessoal de confiar que Deus atenderá às nossas necessidades (experiência própria!).
    E como qualquer veterano neste tipo de grupo diria, a maior bênção vem de ministrar às necessidades de um outro membro do grupo. Além disso, a Bíblia tem coisas específicas a dizer sobre o poder da oração em grupo. Em Atos 12:1-18 vemos que Pedro foi milagrosamente liberto da prisão por um anjo, enquanto um pequeno grupo reunido numa casa orava por ele. Com o tempo passamos a ver o nosso pequeno grupo, como um lugar seguro para se ir enquanto sofremos, assim como quando queremos compartilhar vitórias emocionantes na nossa vida. Histórias de ajuda e cura são abundantes em pequenos grupos. Não nos envergonhemos, mas apenas, oremos!

    ResponderEliminar