PERDOANDO UNS AOS OUTROS

“Sejam bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”. (Efésios 4.32).

É impossível haver comunhão sem perdão.
Como crentes, nós somos chamados a nos reconciliarmos uns com os outros (2Coríntios 5.18). Precisamos constantemente perdoar e receber perdão uns dos outros, para que não “seja dominado por excessiva tristeza”. (2Corintios 2.7).

Toda vez que alguém nos fere, temos uma escolha a fazer: Vamos nos concentrar na retaliação ou na resolução?

A Bíblia fala com muita clareza sobre acertar as contas: “Tenham cuidado para que ninguém retribua mal com o mal, mas sejam bondosos uns para com os outros e para com todos”. (1Tessalonicenses 5.15). No reino de Deus, não é suficiente dizer que não vamos procurar a vingança: temos que buscar perdoar no íntimo do coração - perdoar mutuamente, “assim como Deus nos perdoou em Cristo”. (Efésios 4:32).

Ao ler a Bíblia, fica muito claro que perdão não é uma questão opcional para o seguidor de Cristo. Deus estabelece um padrão tão alto porque sabe o quanto está em jogo nesse assunto em sua vida. A amargura e a falta de perdão são como um cancro que eventualmente vai destruí-lo de dentro para fora. O perdão é o bisturi que remove o tumor da amargura. Isso não quer dizer que você sempre será capaz de perdoar e resolver completamente a situação. Talvez você tenha que continuar  a perdoar inúmeras vezes até saber que concedeu liberdade ao ofensor. Mas o perdão é uma escolha que você pode fazer, o que Deus espera que faça.

No livro de Colossenses, Paulo nos dá as bases e a motivação para o perdão: “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. (Colossenses 3.13). E em Romanos 5.8 lemos que “enquanto nós ainda éramos pecadores”, (antes de pedirmos perdão), “Cristo morreu por nós”. Quando nos lembramos do preço que Jesus pagou para nos perdoar, como podemos deixar de perdoar os outros? Então, o que significa pordoar? Primeiramente, vamos admitir que não é, fazer algo parecido com uma ginástica mental para apagar nossa dor; e não significa fingir que nunca fomos feridos. Em vez disso, perdoar significa não mais  nos manter ofendidos com o ofensor. Isso quer dizer que você perdoou a dívida e intencionalmente escolheu liberar aquele que o feriu. Você ama profundamente “porque o amor perdoa muitíssimos pecados” (1Pedro 4.8).


Aqui estão alguns passos a ser dados em direção ao perdão:

  • Fale com Deus antes de falar com a pessoa. Como David nos salmos, use a oração para exteriorizar verticalmente. Clame a Deus, diga exatamente como está se sentindo, ele não ficará surpreso ou chateado com sua raiva, dor, insegurança ou amargura.
  • Sempre tome a iniciativa. Não importa se você é o ofensor ou o ofendido, Jesus disse que devemos dar o primeiro passo. "Portanto, se você estiver a apresentar sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta", (Mateus 5.23,24).
  • Confesse sua responsabilidade no conflito. Se queres seriamente restaurar o relacionamento, deve começar a admitir seus próprios erros ou pecados. Jesus disse que essa é maneira de ver mais claramente a situação: "... tire primeiramente a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão", (Mateus 7.5). Talvez você precise fazer uma pausa neste momento para uma conversa honesta com Deus sobre alguém a quem tem de perdoar. Seu Pai celestial sabe que não é fácil superar as dores, mas Ele o ajudará e lhe dará a graça necessária para perdoar. Então faça-o agora. Você ficará feliz por fazê-lo.

PARA PENSAR:
É impossível haver comunhão sem perdão.


VERSÍCULO PARA MEDITAR:
"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo". (Efésios 4.32).

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Se você precisa perdoar alguém, quando irá fazê-lo? Se você agiu errado contra alguém, quando pedirá perdão?



40 Dias de Comunidade, tema: "Juntos somos melhores" (Eclesiastes 4.9).
Tema da 4ª Semana: "Estamos unidos para crescer juntos" (ITessalonicenses 5.11 NVI).
Propósito 3: Discipulado
Devocional  28, dia 04 de Fevereiro_12: "Perdoando uns aos outros" (Efésios 4.32).
Autor: Rick Warren










Sem comentários:

Enviar um comentário