SOMOS CHAMADOS PARA JUNTOS ALCANÇAR OUTROS - DIA 39


Dia 39

AJUDANDO DE MANEIRA PRÁTICA

Filhinho, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
1 João 3:18


Pessoas sabem que as amamos quando demonstramos.

Jesus parou. Parou quando as pessoas precisavam de ajuda, conforto, proteção e respostas às suas perplexidades divinas para mostrar o amor de Deus aos que estavam em necessidade desesperadora.

Sua atitude com relação ao amor é: primeiro mostre, depois fale. Ele definiu amor como ir ao encontro das necessidades. Quando as pessoas eram tocadas por ele, diziam: ”Um grande profeta se levantou entre nós” e “Deus interveio em favor do seu povo” (Lucas 7:16).

Jesus expressou seu amor por meio de ações. Ele nos chamou para sermos ativos, mas nunca desejou que ficássemos tão ocupados em salvar o mundo que ignorássemos as interrupções daqueles que estão precisando. Como o Bom Samaritano, Jesus nos quer prontos a deixar nossos compromissos a fim de ajudar alguém necessitado (Lucas 10:25-37). A Bíblia diz: “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1 João 3:17).

Jesus demonstrou que fé e serviço andam juntos. Quando a mulher de má reputação ungiu seus pés com um perfume caro e os lavou com suas lágrimas, enxugando-os com os cabelos, Jesus lhe disse: “Sua fé a salvou; vá em paz” (Lucas 7:50). Serviço era um reflexo de sua fé em Deus.

Quando os discípulos de João Batista perguntaram a Jesus se ele era realmente o Cristo, sua resposta apontou para seu trabalho:

Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos veem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitado e as boas novas são pregadas aos pobres” (Lucas 7:22).

Como Tiago mais tarde ensinou, devemos ser praticantes da Palavra e não somente ouvintes:

De que adianta, meu irmão, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e uma de vocês lhes disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras está morta (Tiago 2:14-17).

Por outro lado, amputamos o corpo de Cristo, cortamos seus braços e pernas de forma a restar apenas uma grande boca: “Que coisa esquisita seria um corpo, se tivesse um único membro!” (1 Corintios 12:19). Francisco de Assis escreveu: “Preguem o evangelho. Se necessário, usem palavras”.

Ao demonstrar nosso amor, nenhuma tarefa deve ser considerada menor. Jesus especializou-se em serviços que muitas pessoas tentavam evitar: lavar os pés, ajudar crianças, preparar o pequeno almoço e servir os leprosos. Nada o rebaixava porque seu trabalho era fruto do amor.

Jesus disse que nossos atos de amor devem ser bem práticos; mesmo oferecer um copo de água no nome dele é um ato de amor (Mateus 10:42). Há muitas necessidades no mundo. Talvez você possa satisfazer algumas delas:
  • Ajudar alguém a limpar a casa
  • Tomar conta do filho de um vizinho
  • Levar comida para um preso
  • Cuidar de um doente
  • Começar a perguntar: “Como eu posso servi-lo hoje?”

Nós servimos a Deus quando servirmos aos outros, e servimos melhor juntos (Eclesiastes 4:9). Reflita sobre como seu pequeno grupo pode trabalhar unido para ajudar alguém ao seu redor.


PARA PENSAR:
Pessoas sabem que as amamos quando demonstramos o nosso amor.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
1 João 3:18

QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Com quem você pode compartilhar o amor de Cristo de maneira prática hoje?


Campanha: 40 dias de comunidade
Tema: Juntos somos melhores, Eclesiastes 4:9-12
Tema da semana: Somos chamados para juntos alcançar outros, Mateus 25:35-40
Tema do dia: Ajudando de maneira prática, 1 João 3:18
Autor Rick Warren
Editora Vida

Sem comentários:

Enviar um comentário