SOMOS ESCOLHIDOS PARA TER COMUNHÃO - DIA 12


Dia 12


ACERTANDO-NOS UNS COM OS OUTROS

Mas, queridos irmãos, suplico-lhes encarecidamente em nome do Senhor Jesus Cristo que parem essas discussões entre vocês. Que haja verdadeira harmonia, a fim de que não apareçam divisões na igreja. Eu lhes imploro que tenham o mesmo modo de pensar, unidos na mente e nas intenções. 1 Coríntios 1.10(BV)


Parem de querer sempre ter a palavra final.
Em vez disso, tenham como objetivo amar os que discordam de vocês. Lutem pelo amor e não pela vitória. Jesus nos disse que o amor sempre vai vencer. Garantiu isso quando saiu vivo do túmulo.

Quando você se descobrir discutindo com outro crente, use as orientações bíblicas a seguir:

Deixe a misericórdia guiar suas respostas (Provérbios 3.3-6). Em um conflito, a maioria quer apenas o que é justo, mas a abordagem de Deus não se refere à justiça. Tem a ver com graça e misericórdia (Romanos 5.8).

Permita que Deus determinar qual é a verdade (2 Coríntios 13.8). A verdade não é determinada por sua maneira de pensar ou sentir (1 João 4.1), nem pela opinião dos outros. A verdade é aquilo que Deus diz; ele é a única autoridade na interpretação de toda e qualquer situação (2 Coríntios 10.5).

Busque a presença de Deus (Mateus 28.20). Satanás quer que acreditemos que estamos sozinhos nessa batalha. Simão Pedro deixou um exemplo de quem luta sozinho: o uso de palavras violentas, espada, maldições e mentiras, foram suas tentativas desesperadas de cuidar de si mesmo. Ele lutou com um homem separado deDeus (Mateus 26.52). Mas nós devemos seguir o exemplo do jovem pastor Davi, que acreditou que Deus estava na batalha e que ela pertencia ao Senhor (1 Samuel 17.47).

Apóie-se na mente de Cristo (1 Coríntios 1.15-16). A Bíblia diz que não devemos nos apoiar em nossa própria compreensão (Provérbios 3.5), o que parece ser certo em nosso modo de ver, pode estar completamente errado (Provérbios 14.12).


Procure a verdadeira fonte do conflito (Efésios 6.12). De acordo com a palavra de Deus, na verdade, não estamos lutando contra pessoas; nosso inimigo verdadeiro é Satanás e suas “hostes invisíveis de forças espirituais do mal”. 
Largue as armas humanas (2 Coríntios 10.4-5). Quando tentamos suprir nossasnecessidades trabalhando independente de Deus, temos a tendência de usar o que o apóstolo Paulo chamou de “armas dcarne”. São elas: manipulação, fofoca, difamação, ridicularização, ameaças, vergonha, murmuração, decepção e silêncio. Quando as usamos, acabamos num circulo vicioso de retribuir “mal com mal” e isso é o mesmo que tentar lutar com um gambá usando “fedor” – todos saem perdendo!                     
Aprenda a usar as armas espirituais (2 Coríntios 10:4). Bíblia nos diz que oração uma forte arma espiritual. Depois que vestimos toda a armadura de Deus, devemos “orar no Espírito em todas as ocasiões, em toda a oração e súplica” (Efésios 6:18). Muitos cristãos nunca pensaram em orar juntos quando surge uma discussão. Ainda assim, a oração nos faz pensar em quem Deus é e de quem somos filhos. A oração coloca qualquer discussão sob uma perspectiva divina.
O perdão é outra arma espiritual. O poder do perdão é maior do que qualquer coisa que o inimigo possa usar contra você. Deus ordena que perdoemos os outros, da mesma forma como fomos perdoados. (Mateus 6:12).                                                                                                            
Para andarmos juntos, nem sempre temos que concordar em tudo. Nosso versículo de hoje diz: ”Que haja verdadeira harmonia”. Numa orquestra há uma grande diferença entre o som uníssono e a harmonia. Se todos os músicos tocassem em uníssono durante o tempo todo, a música ficaria bastante monótona. É a harmonia que cria a beleza da música. São diferentes músicos tocando instrumentos variados e em notas diferentes, mas todos sob a direção de um só maestro. O alvo de cada músico não é tocar mais alto que os outros, nem terminar a peça primeiro. O objetivo é “ter o mesmo pensamento, ser unido num só objetivo”. Quando isso acontece, a música é celestial.

PARA PENSAR
Lute pelo amor e não pela vitória.

VERSÍCULO PARA DECORAR
"Mas, queridos irmãos, suplico-lhes encarecidamente em nome do Senhor Jesus Cristo que parem essas discussões entre vocês. Que haja verdadeira harmonia, a fim de que não apareçam divisões na igreja. Eu lhes imploro que tenham o mesmo modo de pensar, unidos na mente e nas intenções”. (1 Coríntios 1.10)

QUESTÃO A CONSIDERAR

Se você tem um conflito não resolvido com um irmão ou irmã em Cristo, o que você vai fazer hoje para buscar reconciliação?



Campanha 40 dias de Comunidade
Tema do mês: Juntos somos melhores, Eclesiastes 4:9-12
Tema da semana: Somos escolhidos para ter comunhão, 1Coríntios 1:10
Tema do dia: Acertando-nos uns com os outros, 1Coríntios 1:10

Sem comentários:

Enviar um comentário