ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS - DIA 17


DIA 17


ENSINANDO UNS AOS OUTROS




Habite ricamente em vocês a Palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Colossenses 3.16




Todos nós somos professores da fé.

Podemos ser bons professores, ou ruins, mas o fato é que somos mestres.Todos os dias esperamos, somos modelo de comportamento bíblico e respondemos com atitudes semelhantes às de Cristo. A Bíblia nos vê como professores e encorajadores no papel de ensinar uns aos outros. Paulo, quando escreveu a um grupo comum de cristãos, declarou: “estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar- se uns com os outros”(Romanos 15.14).

Muitos carregam o mito de que apenas pessoas que têm dom, são profissionais, sabem ensinar, mas nada poderia estar mais afastado da verdade. Cada um de nós tem algo a oferecer aos amigos e ao nosso Pequeno Grupo. Quando compartilhamos nossos pensamentos sobre um texto bíblico, quando aconselhamos a partir de nossas experiências, quando convidamos o grupo para orar numa hora de crise, estamos ensinando.

Ensinar envolve mais do que explicar uma história bíblica ou um princípio teológico; também ensinamos quando ajudamos uns aos outros em como amar o cônjuge, como tomar decisões, manter nossos pensamentos puros ou sair das dívidas.

Paulo diz que devemos aconselhar uns aos outros. Isso significa que devemos ser aprendizes, ouvintes do que os outros crentes têm a dizer quando contam sobre o trabalho de Deus em suas vidas, observar uns aos outros para ver como o “Cristo em vocês” funciona em outro ser humano (Colossenses 1.27).

A Bíblia afirma que o rei Salomão foi o homem mais sábio que já existiu. Ele disse que aprender com os amigos é de vital importância (Provérbios 12.15). Salomão escreveu em Provérbios 15:22 (NTLH): “Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso”.


No versículo destacado hoje, Paulo nos dá um esboço de como podemos ensinar e aprender uns com os outros:
  • Deixem as palavras de Cristo habitar em seus corações - devemos conhecer a Palavra de Deus antes de tentar ensiná-la. Quando ouvimos, lemos, estudamos, memorizamos e meditamos nas Palavras de Cristo, estamos colocando-as em nosso coração. Isso nos faz mais sábios e dá o conhecimento necessário para que possamos nos ensinar mutuamente (Romanos 15:14).
  • Usem a Palavra de Deus para ensinar e aconselhar uns aos outros – o que temos que passar aos outros é mais do que simples experiências ou conhecimento humano. Toda vez que Paulo escreveu para alguma igreja ele desafiou os crentes a ensinar e encorajar uns aos outros com a verdade de Deus. Frequentemente buscamos a sabedoria convencional do mundo quando queremos respostas. Mas,o mundo que precisa desesperadamente da sabedoria espiritual encontrada na Palavra de Deus.

Naturalmente, uma vez que tenhamos aprendido com a sabedoria de Deus,precisamos aplicá-la corretamente em nossas vidas, mantendo-os firmes, sem relaxar: “Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende sua vida” (Provérbios 4.13).

Seu Pequeno Grupo tem uma excelente oportunidade para todos os seus componentes desenvolverem habilidades como líderes e professores. Vocês devem pensar em revezar as pessoas que preparam a reunião e as que lideram o período de estudo em cada semana. Isso vai ajudar e incentivar cada membro acrescer em sua fé e dons. A Bíblia diz: “Se vier uma revelação a alguém que está sentado,cale-se o primeiro. Pois vocês todos podem profetizar,cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados” (1 Coríntios 14.30-31).

Em seu Pequeno Grupo, os relacionamentos não são mera coincidência.Não foi por acaso que Deus colocou você nesse grupo em particular para estudar durante 40 dias a respeito de comunhão. Há coisas que seu grupo aprenderá somente com você e outras que você aprenderá somente com as pessoas que compõem seu Pequeno Grupo. Que privilégio incrível! O Deus do universo escolheu você para participar da vida de seus amigos, bem como providenciou que eles fossem capazes de participar da sua.



PARA PENSAR:
Todos nós somos professores da fé.

VERSÍCULO PARA DECORAR:
Habite ricamente em vocês a Palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração” Colossenses 3.16

QUESTÃO A CONSIDERAR:

Quais são as lições que Deus tem ensinado a você ultimamente que podem ser compartilhadas com seu Pequeno Grupo?


Campanha: 40 dias de comunidade
Tema do mês: Juntos somos melhores, Ec 4:9-12
Tema da semana: Estamos unidos para crescer juntos, 1Ts 5:11
Tema do dia: Ensinando uns aos outros, Cl 3:16
Autor Rick Warren
Editora Vida

Sem comentários:

Enviar um comentário