Teologia do Obreiro

O ministério, suas qualificações e seu exercício.
Dia: Todas as Sextas-feiras pelas 20h e 30m, a começar a 29 de Abril de 2011.
Local: IECP, Rua João de Barros 41A Parede Portugal, Núcleo 16B

 Características Principais
Curso Teológico Oferecido: Curso de Teologia - Nível Básico..
Duração do Curso: 2 (dois) anos.
Exigências para Matrícula: 
a) Ser membro da igreja em comunhão (ou apenas congregado);
b) Ter a aprovação do Diretor do Núcleo para sua matrícula (para membros de igrejas de outras denominações, também deverá fornecer carta de apresentação de seu pastor);
c) Ter idade mínima de 16 anos completos, na ocasião da sua matrícula;
Estudo das Matérias: Uma matéria de cada vez. Um encontro semanal de 2 horas, abrangendo um período de 5 semanas por matéria.
Carga Horária do Curso: 752 horas/aula, sendo 47 horas/aula por matéria (12 h/a em sala de aula + 35 h/a de estudo individual, em casa).
Documento de Conclusão do Curso: Tendo sido aprovado nas 16 mtérias deste curso, o aluno estará apto a receber o Certificado de Curso Básico de Teologia.



Currículo do Nível Básico de Teologia - Núcleos EETAD
01) Bibliologia. Introdução ao estudo da Bíblia.Mostra pontos fascinantes como: A Estrutura da Bíblia; A Formação e a Transmissão do Cânon Sagrado; Os Manuscritos e as Traduções; O Período Intertestamentário; Fatos Sobre as Nações Contemporâneas. Também são apresentados recursos externos para a compreensão da Bíblia, como: Geografia Bíblica e Costumes dos Povos Bíblicos.
02) Doutrinas Bíblicas. Introdução à teologia.Traz um resumo das doutrinas cardeais da fé cristã. Seu estudo capacita o aluno a definir a existência e a natureza de Deus; a falar sobre a humanidade de Cristo; e a obra do Espírito Santo; a discernir o pecado original e o pecado atual; a destacar os principais elementos operantes na salvação do crente; e a compreender a natureza dos anjos.
03) Os Evangelhos. O que Jesus fez e ensinou.Objetiva  levar o aluno a estabelecer um alicerce que lhe dê condições de compreender os Evangelhos e de prosseguir em suas pesquisas. Mostra também o tríplice ministério de Jesus Cristo (Profeta, Sacerdote e Rei). E, no final do livro, é apresentada uma série de mapas, mostrando os passos de Jesus durante seu ministério terreno.
04) Homilética. Falando de Deus aos homens.Expõe as principais regras da Homilética, na organização de um sermão. Mostra também que o ministério da pregação pode e deve ser desenvolvido tanto por obreiros, quanto por leigos da igreja. Salienta a necessidade de pedir ajuda ao Espírito Santo e de aprender diretamente de Cristo, o Mestre de todos os mestres na escola da Homilética.
05) O Livro de Atos. A Igreja: Seu viver e agir.Trata sobre o Livro de Atos, que também pode ser chamado de "O Evangelho do Espírito Santo" devido à grande ênfase que ele dá à pessoa e à  atuação do Espírito Santo entre os crentes da igreja Primitiva. O estudo deste livro aborda, de forma clara e objetiva, como o Cristianismo se estabeleceu entre os gentios sob a divina orientação do Espírito Santo.
06) As Epístolas Paulinas I. Romanos e Gálatas. A justificação pela fé e a libertação em Cristo.Destaca assuntos subordinados à Doutrina da Salvação, tais como:
- A Justificação pela Fé e a Liberdade em Cristo;
- A Justificação dos Pecadores;
- A Santificação dos Crentes Justificados; e
- A Glorificação dos Crentes Santificados.
Também apresenta a Epístola aos Gálatas, como um protesto contra a distorção do Evangelho.
07) As Epístolas Gerais. Fé, esperança e amor.Aborda as Epístolas Universais, demonstrando que elas são de uso da Igreja em todos os tempos e lugares. Revela que, sem atentar para os tesouros contidos nessas epístolas, a Igreja encontraria dificuldades para combater os falsos mestres e mostrar a diferença que há entre a verdadeira religião e aquelas evidenciadas apenas por palavras.
08) O Pentateuco. Os cinco livros de Moisés.
Trata dos 5 primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Aqui, são destacados a origem do universo, da humanidade e de tudo quanto foi criado por Deus, além da marcante saída dos israelitas do Egito, sua peregrinação, o culto religioso dos hebreus e uma condensação dos livros de Êxodo, Levítico e Números.
09) Apologética I. Discernindo entre a verdade e o erro.
Matéria de suma importância, devido ao  fato dos ensinamentos heréticos e do surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia bíblica, isto é, os sinais dos tempos sobre os quais Jesus e Seus apóstolos falaram. No decorrer deste estudo, o aluno aprenderá a identificar uma seita falsa e a comparar as mais importantes características das seitas históricas.
10) As Epístolas Paulinas II. Efésios a Filemom. A vida cristã na prática.Abrange as cartas aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, aos Tessalonicenses, a Timóteo, a Tito e a Filemom, divididas em: Epístolas Escatológicas, Epístolas da Prisão e Epístolas Pastorais. Elas são apresentadas em dois grupos: Cartas a Igrejas e Cartas a Indivíduos. E estão na ordem de  acordo com o assunto principal e sua  cronologia.
11) As Epístolas Paulinas III. 1 e 2 Coríntios. A disciplina na Igreja e o ministério evangélico.
Apresenta 3 razões para o estudo das duas Epístolas aos Coríntios, que são os valores Histórico, Teológico e Espiritual. O autor (editor da Bíblia de Estudo Pentecostal), mostra os problemas que Paulo enfrentou explicando o princípio da renúncia pessoal e o lugar dos dons espirituais e seu exercício, no corpo da igreja local e na vida pessoal de cada crente.
12) História de Israel. Os doze livros históricos.
Trata dos eventos da história de Israel registrados no AT, apresentados na ordem cronológica em que os fatos aconteceram. No decorrer do estudo o aluno verá como as mensagens registradas nos doze livros históricos correspondem aos eventos dos mil anos de história de Israel, que vão desde a entrada na Terra Prometida até o retorno do Cativeiro.
13) Profetas Maiores. As profecias de Isaías, Jeremias e Ezequiel.
Apresenta os profetas: Isaías, Jeremias e Ezequiel. Sobre Isaías, é destacada a promessa da vinda do Messias; sobre Jeremias, é mostrado como ele enfrentou  sacerdotes e reis hostis; e, sobre Ezequiel, comenta-se sobre as visões, os sinais e as parábolas. São destacadas duas partes de cada livro: a advertência sobre o pecado; e o avivamento da esperança.
14) Profetas Menores. Grandes mensagens em pequenos livros.
Comenta o trabalho dos "Profetas Menores" mostrando a sua divisão em 3 grupos: os Profetas de Israel; os Profetas de Judá; e os Profetas do Pós-Cativeiro. E 4  fases da História: Os Dias dos Profetas; O Futuro Próximo: Cativeiro e Retorno; O Futuro Distante: Cristo, Sua Vida e Missão; O Dia do Senhor: Tribulação, Milênio, Juízo, Novos Céus e Nova Terra.
15) Livros Poéticos. Princípios para o viver e o louvor.
Expõe os 5 livros poéticos da Bíblia: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. dentre os quais, três são intitulados "Livros de Sabedoria": Jó, Provérbios e Eclesiastes.
Através deste estudo o aluno desfrutará da grande beleza literária destas obras poéticas que falam ao coração para crescimento espiritual, uma vez que os livros integram a Palavra de Deus e "... tudo quanto dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito..." (Rm 15.4).
16) Daniel e Apocalipse. O panorama do futuro.
Aborda dois importantes livros da Bíblia, em conjunto. Estabelece um paralelismo demonstrando que Daniel ocupa-se, principalmente com os "Tempos dos Gentios", que é uma expressão política, enquanto Apocalipse salienta a "Plenitude dos Gentios", que é uma expressão espiritual. Aqui, comprova-se a autenticidade de ambos os livros: Daniel e 


Sem comentários:

Enviar um comentário