Fatos marcantes sobre a vida de Billy Graham

A morte de Billy Graham na manhã de ontem, 21 de fevereiro de 2018, aos 99 anos, gerou enorme comoção ao redor do mundo e levou diversas lideranças e admiradores do evangelista a recapitularem os feitos alcançados por seu ministério, sob a direção de Deus.
O portal cristão internacional The Gospel Coalition listou alguns dos fatos mais marcantes ligados a Billy Graham em sua vida pessoal e ministerial. Confira:
1- Graham pregou o Evangelho a mais pessoas em audiências ao vivo do que qualquer outro na história – quase 215 milhões de pessoas em mais de 185 países e territórios.
2- Depois de se formar no Ensino Médio em maio de 1936, Graham se matriculou na faculdade Bob Jones. Depois de um semestre, ele não se encaixou nos cursos e regras, e quase foi expulso, mas o reitor Bob Jones Sr. aconselhou-o para não desperdiçar sua vida: “Na melhor das hipóteses, tudo o que você poderia ser um pregador batista em um país pobre […] Você tem uma voz que puxa. Deus pode usar essa voz sua. Ele pode usá-lo poderosamente”, disse o então reitor da faculdade.
3- Graham se transferiu da faculdade Bob Jones para o Instituto Bíblico da Flórida Bible. Depois de se formar na faculdade bíblica, ele conquistou o diploma (1943) da Wheaton College em Illinois. Em 1947, aos 30 anos, foi contratado como presidente da Northwestern Bible College em Minneapolis, Minnesota, e foi à época, a pessoa mais nova para servir como presidente de qualquer faculdade ou universidade dos EUA.
4- Após um avivamento em Los Angeles que incluiu a conversão das estrelas de Hollywood, Graham ficou surpreso com uma multidão de repórteres e fotógrafos. Quando Graham perguntou o que causou o tumulto, um repórter disse: ‘Você acabou de ser beijado por William Randolph Hearst’. O poderoso magnata do jornal enviou uma mensagem a seus repórteres para acompanhar seu passos. Em poucos dias, a cruzada estava recebendo cobertura extensiva dos veículos de comunicação de Hearst, principais revistas nacionais e TV por assinatura. Graham nunca conheceu Hearst, e ninguém tem certeza de por que o editor se interessou pelo evangelista. Mas, como resultado da cobertura da mídia, Graham logo se transformou em um evangelista nacionalmente conhecido.
5- O ministério de Graham foi objeto de controvérsia em meados da década de 1950 por causa de seu “evangelismo cooperativo”. Graham começou a aceitar o apoio não evangélico e o financiamento de igrejas e denominações protestantes liberais e principais. Este movimento exigiu que os convertidos em suas cruzadas fossem recomendados para frequentar Igrejas conservadoras.
6- Em 1955, Graham convidou Martin Luther King Jr. para se juntar a ele no púlpito em sua cruzada de 16 semanas na cidade de Nova York, onde 2,3 milhões de pessoas se reuniram no Madison Square Garden, Yankee Stadium e Times Square para ouvi-los. Em sua autobiografia, Graham diz que ele e Luther King Jr. desenvolveram uma amizade íntima e que, eventualmente, foi uma das poucas pessoas que se referiam ao pastor como “Mike”, um apelido que King dava liberdade apenas aos amigos mais próximos. Em 1963, Graham se manifestou para que Martin Luther King fosse libertado da prisão durante os protestos dos direitos civis em Birmingham.
7- No início dos anos 80, Graham disse que planejava passar o resto de sua vida pregando o Evangelho e trabalhando pelo desarmamento nuclear global. Em uma entrevista com Sojourners , Graham disse: “É inevitável um holocausto nuclear se a corrida de armamentos não for interrompida? Francamente, a resposta é quase certamente sim”.
8- Nenhum outro americano dormiu no quarto de Lincoln da Casa Branca mais do que Graham, que foi frequentemente chamado de “pastor dos presidentes”. Graham teve um relacionamento público ou pessoal com todos os presidentes dos EUA desde Harry S. Truman (33º presidente dos EUA) até Barack Obama (44º). Quando Donald Trump (45º) assumiu, sua saúde debilitada não permitiu que eles se encontrassem. O filho de Billy, Franklin, é visto como um dos principais apoiadores e conselheiros do atual presidente.
Graham foi particularmente próximo de Dwight D. Eisenhower (34º presidente dos Estados Unidos), que pediu sua presença enquanto estava em seu leito de morte, e Richard Nixon (37º a ocupar o posto). Ele presidiu o culto fúnebre do presidente Lyndon B. Johnson (36º) em 1973 e falou no funeral do presidente Richard Nixon em 1994. O único presidente que não gostava de Graham, como o evangelista frequentemente notou, era Truman, que o acusava de ser uma “falsificação” e se queixou que “ele nunca foi um amigo meu quando eu era presidente”.
9- Graham recebeu muitas honras, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade (o prêmio civil mais alto do país), a Medalha de Ouro do Congresso, um Cavaleiro Honorário na Ordem do Império Britânico e uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Ele também foi o primeiro não-músico a ser induzido no Gospel Music Hall of Fame. Ele recebeu a honra em 1999 por fornecer uma plataforma para muitos artistas cristãos que se apresentaram em suas cruzadas.

Fonte: site gospel mais

Sem comentários:

Enviar um comentário