Profeta Atolado

"Tomaram, então, a Jeremias e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; desceram a Jeremias com cordas. Na cisterna não havia água, senão lama; e Jeremias se atolou na lama." (Jeremias 38:6 ARA)

Nós aprendemos desde cedo que lama na Bíblia representa pecado e sujeira, assim como um profeta representa, ou tipifica, um homem de Deus. Note que ele não caiu na lama, ele foi jogado. Alguns versículos adiante seu resgatador vai buscar ajuda e deixa claro que, se ele não for socorrido, morrerá de fome.

Quanta gente ao nosso redor está atolada na lama, sujeito a morrer de fome, esperando alguém que se disponha a resgatar, buscar e trazer salvação. Quantos homens e mulheres de Deus poderiam estar produzindo para o Reino, mas estão apenas atolados em sua lama pessoal. Alguns estudiosos estão afirmando que tem mais crente desviado que dentro das igrejas e não é difícil de acreditar, embora seja ruim de aceitar. São amados de Deus como eu e você, mas que, por algum motivo, foram jogados na lama, ou se atiraram nela. Tudo que eles precisam é que alguém se disponha a ajudar, com fé e persistência, para que possam ser desatolados da lama e voltar ao ofício profético.

Quantos pastores afastados de ministério, quantos missionários encostados à margem do caminho. Será que eu e você não podemos realmente fazer nada? Não estou dizendo que seja simples nem muito menos que seja fácil, mas levanto o questionamento de que é necessário. Com a graça de Deus nunca estive assim, mas tenho amigos assim. Quanta tristeza lembrar como eram abençoadores e abençoados e agora simplesmente anônimos no atoleiro. O etíope que socorreu Jeremias buscou ajuda do Rei, ele não fez sozinho pois sabia não ser capaz. Há de existir quem nos ajude.

Talvez você pense que esse assunto não lhe diz respeito, mas preciso te dizer que eu também pensava assim. Agora tenho um amado que deixou familia, saiu da igreja, mudou de cidade, refugiado nos braços da tentação. O que fazer? Agora que me dói, despertei. Te convido a compartilhar minha dor pelos atolados.

Mário Fernandez

Sem comentários:

Enviar um comentário