SEM SENTIDO



“Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão, pegou-lhe pela cauda, e ela se tornou em bordão);” (Êxodo 4:4 ARA)

Muitas vezes sou obrigado a reconhecer que Deus não faz sentido em vários aspectos. O Seu amor não tem lógica, Seu Reino extrapola a compreensão, Sua salvação não faz sentido. Nesse versículo, o Senhor manda Moisés fazer algo contra todo bom senso para lhe ensinar algo. Só quem não tem a menor noção do que é uma cobra, pegaria pela cauda; é picada na certa. Mas Moisés aprendeu e vamos tentar aprender também.

Bordão ou cajado representam pastoreio, ministério, cuidado de ovelhas. Ao lança-lo ao chão tornou-se em serpente que representa o diabo, o engano, a maldição. Podemos começar por entender que quem tem um bordão e o lança cria uma serpente? Talvez. Mas se o fizer, terá de retomá-lo com às próprias mãos. E talvez não faça sentido nem se meter com a serpente, mas sob a orientação e direção de Deus é tudo diferente.

Quando Deus manda Moisés fazer algo que ele certamente sabia ser insano, estava a testar a sua confiança, sua obediência, sua lealdade e sua fidelidade. Invariavelmente Deus tinha algo para ensinar a todos nós por Moisés. Este texto me falou muito ao coração e tenho de admitir que foi duro de assimilar. Eu sei que sou teimoso e resisto a fazer loucuras, mesmo que muitas vezes tenha respaldo suficiente de que foi Deus quem mandou. Isso é um erro. Nada precisa fazer sentido, o que precisamos não é de razão mas de convicção. Moisés teria ainda mais 40 anos pela frente para pegar cobra pelo rabo, fazendo outras insanidades, desde abrir mar até tirar água de pedra para o povo beber. Uma mais louca que a outra.

Assim devemos nós tambem ser. Falta coragem para fazer loucuras, ou a razão é mais forte que a fé? Ou será que Deus parou de fazer coisas que não cabem na nossa cabeça e tornou-se "razoável"?

Não creio. Creio sim num Deus que não muda e não mudará. Creio num ser humano falho e que desconfia, desafia e desobedece. Mas creio acima de tudo no milagre de mudar. Eu quero mudar. Eu vou mudar e te convido a se juntar a mim.

"Senhor, Tu não precisas caber nas minhas idéias ou razões, eu é que preciso ser obediente. Dá-me convicção e também abrirei os mares e tirarei água das pedras, na força do Teu Poder."


Mário Fernandez

ERA PARA SER BOM

"Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia." (Gênesis 1:31 ARA)


Deus não criou nada para não ser bom. É inadequado culpá-lo por algo que não funcione bem, não seja agradável ou nos prejudique. Conheci um homem que dizia que uma melga não poderia ter sido criado por Deus, pois não servia pra nada.

O conceito de bom certamente vai ser diferente entre uma pessoa e outra, mas aos olhos de Deus bom é mesmo bom. Bom para Deus é quando tem qualidade, tem utilidade, funciona corretamente, bonito, quando atinge o objetivo, e assim por diante. Deus criou o mundo para ser bom, a natureza para ser boa, os anjos para serem bons e criou a mim e você para sermos bons. Mais do que eventualmente bondosos, Deus nos criou para sermos bons.

Se para você só é bom aquilo gostas, permita-me ensinar-lhe uma coisa. Nos meus negócios, se um concorrente meu vender implica em que não consegui vender. Isso é bom para ele mas não é bom para mim, até um certo ponto, pois ficarei livre para fazer outra coisa, o que é bom. Por exemplo: ensina-me a dividir e não querer ganhar sempre, o que é bom. Me permite olhar para alguém que teve sucesso onde eu não tive, o que pode me ensinar alguma coisa.

Tenho agradecido a Deus por alguns contratos que não ganhei, ao ver como se comportaram.

Bom não é quando tudo sai do jeito que nós queremos, mas quando tudo caminha da forma como Deus idealizou, ou imaginou que deveria ser. Bom é chover, quando Deus quer chuva, ainda que seja dia do seu casamento ou formatura. Bom é ter sol, se Deus não quiser chuva, mesmo que na sua cidade esteja muito seco. Bom é quando fica do jeito de Deus.

Temos coisas que não podemos aceitar como boas pelo lado natural, somente pela fé. Exemplifico: doença, fraquezas, dores, crise financeira, problema conjugal, morte. O que tem de bom nisso tudo? Talvez aos seus olhos nada, mas se for o que Deus colocou no seu caminho para aquele momento, não será apenas bom, será o melhor. É  difícil de entender e aceitar, mas Deus é soberano.

Uma oração:
"Senhor, ensina-me a entender que o bom não é segundo meu critério mas segundo o Teu. Ajuda-me a olhar mais adiante e temer a Tua presença para me sujeitar aos Teus desígnios."


Mário Fernandez