Honrem uns aos outros

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Romanos 12.10

Ouvimos muito falar da honra que Deus merece, mas aqui, trataremos sobre honra, mas em relação aos nossos irmãos em Cristo, conforme o texto acima de Romanos 12.10.

É difícil para o ser humano ceder privilégios, abrir mão de um lugar de honra para que outra pessoa o ocupe. Temos, no ensino e no exemplo de Jesus, a confirmação de que não somente podemos, com a ajuda de Deus, nós também devemos, como seguidores de Cristo, honrar uns aos outros.

O amor vem antes. No texto de Romanos 12.10, as palavras gregas (agape, no versículo 9; philostorgoi e philadelphia, no versícilo 10), traduzidas, respectivamente, por "amor", "amai-vos cordialmente" e "amor fraternal", estão relaiconadas a amabilidade, ternura e boa vontade, que fazem parte dos relacionamentos saudáveis entre famíliares, especialmente entre pais e filhos e entre irmãos. 

Numa perspectiva bíblica, tudo começa com o amor, porque tudo deve estar fundamentado em Deus, e Deus é amor.

Amem-se...

Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 
João 13.34

Amado (a) irmão (a),

O que Jesus espera do relacionamento entre seus seguidores? Como podemos seperar as dificuldades de convivência entre nós, a ponto de sermos uma igreja saudável e testemunha eficaz de Cristo no mundo?

Vamos examinar os mandamentos da mutualidade cristã, "uns aos outros".

A expressão "amou-os até o fim, literalmente, que Jesus amou-os até o limite de sua capacidade de amar. Na realidade, o texto quer dizer que Jesus o amou até as últimas consequencias. Amou-os intensamente e com toda força. E foi para esses homens, seus discípulos e nós, também discipulos do Senhor Jesus, que ele ordenou que amassem uns aos outros. Não com um amor qualquer, mas com o amor com que ele nos amou.

Mesmo ao saber que estava próxima a sua hora, de ir à cruz, o Senhor, na intimidade com seus discipulos, declarou: Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros, João 13.34.

Ali, no cenáculo, só havia tempo para as lições mais urgentes, e Jesus decidiu ensinar-lhes sobre o mandamento do amor, Jo 13.34-35; 15.12,17. 

Todos os domingos, às 17h, um presente de Deus para si...


Dezembro, é tempo de refletir sobre o verdadeiro natal, Jesus. Nós, da Igreja Evangélica Comunhão Plena, preparamos uma surpresa para si, a cada domingo, vamos abrir um presente. Venha conferir.