ORAR PARA SER MUDADO

 "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas." (Marcos 11:25 ARA)
 
 
A oração não é para tentar mudar a Deus, mas a nós. O texto foi apenas um gatilho para algo que Jesus quis me ensinar: Deus não é modificado por minha oração, eu é que sou. Posso pedir o que quiser, clamar pelo que quiser, e Ele tem promessas reveladas na Bíblia que vão se cumprir, assim como posso confiar no Seu sustento e visitação, mas Ele não muda. Quando nossas orações são atendidas é por que foram ao encontro dos princípios que Ele mesmo estabeleceu. Mas Seu caráter e Sua essência não mudam.
 
É errado orar por algumas coisas. Como por exemplo: a conversão do diabo (já está dito de sua ruína); perguntar para Deus se Ele quer alguém salvo (já revelou que quer que todos sejam salvos); pedir que Deus ame alguém (Ele é amor).
 
Igualmente, isso nos ensina a orar melhor sobre alguns assuntos, especialmente quando se trata de algo que envolve atitudes práticas de nossa parte. De que adianta orar para emagrecer se não me exercito e continuo comendo sem qualquer controle? De que adianta pedir para o nosso Pequeno Grupo crescer sem evangelizar? De que adianta pedir perdão por algo que não estou se quer interessado em perdoar?
 
A oração é para mudar algo em nós. Ela até pode influenciar o que Deus fará, pois temos exemplos bíblicos disso, como no caso de Jó, Moisés, Daniel, Jonas e outros. Mas Seu caráter e Sua opinião a respeito das coisas não vai mudar. Ele pode até fazer algo diferente, mas não vai negar Sua Palavra nem quebrar promessas.
 
 
Pr. Gilvan Alexandre
Adaptado de: Mário Fernandez