Oração e jejum: A chave mestra para o impossível


A Bíblia deixa claro que Deus considera o período de 40 dias espiritualmente relevante. Sempre que Deus quis preparar alguém para seus propósitos, ele utilizou 40 dias:

• A vida de Noé foi transformada por 40 dias de chuva.
• A vida de Moisés foi transformada por 40 dias em jejum no monte Sinai.
• Os espias foram transformados após 40 dias na Terra Prometida. 
• David foi transformado pelo desafio de Golias, proferido por 40 dias. 
• Elias foi transformado quando Deus o sustentou durante 40 dias com uma única refeição. 
• Toda a cidade de Nínive foi transformada quando Deus concedeu 40 dias para que o povo mudasse. 
• Jesus foi fortalecido por 40 dias a jejuar no deserto. 
• Os discípulos foram transformados por 40 dias ao lado de Jesus, após sua ressurreição.   

Quarta-feira, Dia 4 de Maio de 2011

O IMPOSSÍVEL TORNA-SE POSSÍVEL

"Só a oração e o jejum podem expulsar este tipo de demónio." (Mateus 17.21).

Com estas palavras Jesus mostrou a seus discípulos que oração e jejum eram a chave mestra através da qual o impossível poderia ser transformado em possível.

O jejum vencerá a batalha e colocará o inimigo para fugir, mesmo quando a derrota no passado tenha-se repetido por muitas vezes. Quando Israel perdeu duas grandes batalhas, e foi humilhado ao pó pela trágica perda de milhares de vidas, a nação inteira jejuou e chorou perante o Senhor. No dia seguinte as derrotas do passado tornou-se em vitória, livro de Juízes capítulo 20.

O texto de Mateus 17.14-21, podemos ver que, os discípulos, que estão a iniciar o trabalho de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, falham nas primeiras tentativas. O motivo é a falta de fé, ou seja, não acreditam que o poder de Deus se expressa através da sua acção concreta. Considerar impossível a libertação dos homens é não acreditar no poder de Deus que age na pessoa de Jesus e em nós.

 O versículo de número 16 diz que o pai do rapaz endemoninhado levou o seu filho aos discípulos que não conseguiram curá-lo. Jesus com uma única palavra, ordenou e o espírito malígno saiu. Em particular os discípulos perguntaram-lhe: Porque nós não conseguimos expulsar o demónio? A resposta de Jesus foi imediata, "... não tendes fé o bastante". 

Concluímos que, para além do conhecimento da palavra, Romanos 10.17, para um caso semelhante a este, também precisamos da oração e do jejum para aumentar a nossa fé.

  • Para terminar, faça uma oração, peça a Deus para mudar o seu coração, busque a Deus na palavra (A Bíblia Sagrada) e na oração. 
  • Convide alguém para compartilhar consigo este momento. Lembre-se, "Oração e jejum, é uma arma de batalha espiritual". Deus o abençoe, e, até amanha com o próximo devocionário.


Pr. Gilvan Alexandre



2 comentários:

  1. Quando proclamamos um jejum sob a direção do Espírito Santo, coisas maravilhosas começam a suceder nas nossas vidas, nos nossos lares, nos nossos negócios.
    Deus descerá para nos abençoar!

    ResponderEliminar
  2. De tudo que já temos visto e ouvido, tem aumentado ainda mais a nossa fé para cada vez mais crer que, fiel é Deus para cumprir tudo quanto tem dito a nosso respeito...

    Paz irmã Isabel

    ResponderEliminar